Windows 10 vs Windows 11: estas são as diferenças!

O Windows 11 é o novo sistema operativo da Microsoft. É verdade que nem todos o podem instalar devido a alguns requisitos que são necessários. No entanto, se pudesse instalar, será que valeria a pena mudar, ou mais vale ir-se mantendo com o Windows 10? Vamos dizer-lhe as principais diferenças entre os dois sistemas operativos, Windows 10 e Windows 11, para que possa fazer a sua escolha.

Windows 10 vs Windows 11: estas são as diferenças!

Design

Quem dá importância ao design e procura algo de novo vai certamente querer mudar para o Windows 11. Ficamos com uma interface mais parecida com os Mac que resulta muito bem. É que até o menu está centrado no meio, embora seja possível mudar este alinhamento. Entretanto os cantos redondos voltaram e as coisas vão ficar ainda mais parecidas a outro Windows que já lá vai.

windows 11, web, Windows 10 diferenças, Windows 11 diferenças

Se gostava de um aspeto mais parecido com o do Windows 7 temos boas notícias.

As barras de título transparentes para as apps clássicas do Windows vão voltar. Isto é uma nova mudança estética para o sistema operativo Windows. Entretanto a Microsoft quer atualizar as janelas principais e assim todas as apps com o novo efeito de transparência.

Windows 7 Windows 11, windows 11, web, Windows 10 diferenças, Windows 11 diferenças

Neste momento a implementação do Mica (que é um novo tipo de efeito de transparência) é algo que os programadores têm de decidir. É por esse motivo que só temos o efeito Mica em certas apps e o resto das janelas de aplicações têm um design simples.

Com base numa imagem do executar do Windows partilhada acidentalmente durante o webcast de janeiro e detetada pelo site Windows Latest, é evidente que a gigante tecnológica está a regressar a um estilo que lembra o Windows Aero utilizado durante a era do Windows 7 e do Windows Vista.

Lembro que o Aero Glass do Windows 7 ou do Vista deu à barra de títulos do Windows (o menu que inclui botões como minimizar, maximizar e fechar) uma aparência suave e translúcida. Isto no Vista ainda se notava mais.

A versão 22H2 do Windows 11, também conhecida como Sun Valley 2, pode ajudar a recriar este look para as barras de título da aplicação.

É possível que a gigante tecnológica utilize o efeito Acrílico. Isto, assim, em todas as barras clássicas onde está o nome das aplicações e deixe o Mica para as janelas.

Entretanto ao contrário do efeito acrílico, que permite a transparência/efeito translúcido, o Mica consiste num efeito opaco e é aplicado às janelas das aplicações, às barras de títulos e até ao fundo.

Ou seja, para quem não ficou tão agradado com o Windows 10 e até queria um regresso ao Windows 7 mas com elementos ainda mais bonitos vale a pena mudar para o Windows 11.

Aplicações Android: uma das grandes diferenças entre Windows 10 e Windows 11

A integração de aplicações Android é provavelmente a maior novidade do Windows 11, uma vez que pode aproximar muito o PC de um tablet ou telemóvel. Assim pode descarregar as suas aplicações favoritas para o seu PC. O Windows 10 não tem nada disto e quem o quiser fazer tem de recorrer a um equipamento da Samsung. Entretanto, de acordo com a Microsoft, estarão disponíveis milhares de aplicações Android na Microsoft Store através da Appstore da Amazon.

Funcionalidades da XBOX

Há dois pormenores importantes no novo Windows. Destaca-se o Auto HDR que pode melhorar a cor e o contraste nos jogos e o DirectStorage para tempos de carregamento mais rápidos.

Melhorias na produtividade: outra das diferenças entre Windows 10 e Windows 11

O Windows 11 procura melhorar a produtividade e a eficiência. De facto, até é possível criar e personalizar um ambiente de trabalho virtual para necessidades específicas. trabalhar, estudar, jogar e muito mais.

Teams

Comparativamente ao Windows 10, o Windows 11 vem com uma integração direta do Microsoft Teams. Está disponível na barra de tarefas do novo sistema operativo e permite-nos falar rapidamente com os nossos contactos.

Gestos

O Windows 11 suporta novos gestos. Através deles pode alternar entre as aplicações abertas e ambientes de trabalho virtuais e até mesmo ver diretamente as miniaturas das suas aplicações atualmente em execução.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também