Se utiliza o Windows 10 então tenha muita atenção porque em Maio muitas versões chegam ao fim. De facto, a Microsoft alertou os utilizadores que estão a utilizar as versão 20H2 e a 1909, o que ainda representa um número elevado de pessoas.
Atenção! Em Maio muitos Windows 10 chegam ao fim!
Logo a partida o Windows 10 20H2 também conhecido como update de Outubro de 2020 deixa de ter suporte a 10 de Maio de 2022. Isto aplica-se ao Windows 10 Home, Pro, Pro, Pro Education e Pro for Workstations users.
Entretanto quem está a utilizar as versões Enterprise, Education e IoT Enterprise do Windows 10 1909 deixa de ter suporte a 10 de Maio de 2022.
O fim do suporte significa o fim dos updates e todos os problemas que existirem, inclusivamente de segurança, não serão resolvidos. Assim é boa ideia agir já e atualizar o seu sistema operativo.
Para que ninguém tenha problemas a Microsoft vai forçar a instalação
Até estas edições Windows 10 1909 e 20H2 chegarem ao fim de vida, o Windows Update vai forçar os updates. Isto para que ninguém fique sem suporte.
Lembro que no dia 21 de Janeiro a Microsoft anunciou que iria dar início à atualização forçada para a versão 21H2 para mais dispositivos. Seja como for se está nestas versões antigas e ainda não recebeu nada então então utilize já o Windows Update para atualizar o seu sistema operativo.
Mas atenção à forma como vai fazer os updates
Se utiliza o Windows 10 tem de estar mesmo em alerta devido a uma nova ameaça que está a atacar os computadores. O problema é que está tão bem feita que até os utilizadores mais experientes podem cair nela. Surge como uma atualização grátis do Windows 10 para o Windows 11 mas na realidade vai apenas infetar o computador e roubar as nossas palavras-passe e outros dados.
Esta ameaça foi descoberta pela equipa de segurança da HP e dirige-se a milhões de pessoas que ainda não fizeram o upgrade para o último sistema operativo da Microsoft e é fácil percebe-se porque é que várias pessoas estão a ser enganadas.
O ataque utiliza um site muito bem feito que parece mesmo a página oficial de update para o Windows 11. Até o endereço parece oficial e olhando de repente não há nada que nos deixe em alerta.
O problema é que quem der um clique no botão de instalação não vai ter direito às novidades prometidas mas a algo bem pior. Em vez disso vão instalar no computador uma ameaça chamada RedLine Stealer.
Mal começa a funcionar no PC, é capaz de dar os nossos dados pessoas a criminosos. Neles estão as palavras-passe que temos guardadas, informações de cartões de crédito e muito mais.
Um ataque lançado numa boa altura
Entretanto para o ataque ter o máximo sucesso, os criminosos lançaram-no na mesma altura em que a Microsoft anunciou a fase final do lançamento do Windows 11.
A HP refere que esta nova campanha perigosa demonstra como os atacantes se aproveitam de eventos importantes para infetarem os utilizadores.
Dito isto, quem estiver assim a pensar migrar para o Windows 11 tem de ignorar estes métodos que chegam por convite surpresa e fazerem-no através das ligações oficiais da Microsoft.
Por isso tenha sempre muito cuidado!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!