Samsung Galaxy S22 vem com rede de pesca! Boa ideia?

Quem comprar qualquer modelo da gama Samsung Galaxy S22 vai ter direito a uma rede de pesca. Isto é sem dúvida uma boa ideia para a sustentabilidade. A questão é que a rede não chega à parte mas misturada no próprio equipamento. Tudo isto porque a Samsung revelou que a nova gama será feita de materiais mais sustentáveis. Por exemplo, parte do chassis do S22 é feito através de redes de pesca recicladas. Os primeiros equipamentos a chegarem com elas são mesmo os S22 e outros que poderão ser apresentados esta semana. No entanto não são os únicos. É que isto vai alargar-se a praticamente todos os dispositivos da Samsung.

Samsung Galaxy S22 vem com rede de pesca! Boa ideia?

Como a Samsung referiu pensamos essencialmente que as garrafas de plástico e os sacos são os principais culpados pela poluição dos oceanos. No entanto, muitos biólogos estão ainda mais preocupados com os microplásticos e com as redes de pesca abandonadas.

Galaxy S22 pesca

De facto estas redes são uma ameaça para toda a vida marinha. Não só por poluírem os oceanos mas também porque dão origem a um fenómeno conhecido por pesca fantasma.

Mas o que é isto da pesca fantasma?

Pois bem, as redes descartadas continuam de algum modo a cumprir a sua função. Ou seja, continuam a capturar a vida marinha. Os animais ficam lá presos e acabam por morrer. De facto, isto está a deixar muitas espécies em risco.

Assim a Samsung quis ter uma palavra a dizer e como tal começou a utilizar este tipo de detritos para o fabrico dos chassis dos equipamentos. Primeiro dos topos-de-gama e depois dos outros.

Com mais de 640 mil toneladas de redes descartadas todos os anos, é um problema que tem tendência a tornar-se cada vez pior.

Entretanto a Samsung não é a primeira empresa a utilizar este tipo de materiais nos seus dispositivos. Lembro que a Microsoft anunciou no ano passado o Ocean Plastic Mouse. É um rato em que o chassis é feito de 20% de plástico reciclado.

À semelhança da Microsoft, a Samsung também quer dar uma ajuda para salvar o planeta. Sobretudo devido à pressão dos consumidores e ambientalistas que não pára de aumentar desde 2019.

É bom ver que as pressões estão a funcionar de entre os grandes fabricantes e estes estão a dar o exemplo. Isto porque de certeza que outros se irão seguir.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também