Depois de uma crise sem precedentes no mundo dos semicondutores, é esperado que o ano de 2022 seja o ano da retoma da produção. Ou seja, mais disponibilidade de produtos, e melhores preços. Pois bem… Ainda temos várias personalidades da indústria a afirmar que 2022 pode realmente ser o inÃcio da retoma, mas que a normalidade só vai ser alcançada em 2023. Contudo, parece que ninguém avisou a AMD, ao fim ao cabo, 2022 parece ser um ano de all-in para a gigante dos processadores e placas gráficas.
Confirmado! AMD vai fazer um all-in em 2022!
Portanto, há alguns dias atrás, ficámos a saber que a AMD está a preparar o lançamento do novo Ryzen 7 5800X3D, provavelmente em Março, de forma a responder aos mais recentes lançamentos da Intel, ao mesmo tempo que também está a preparar o lançamento de placas gráficas Radeon RX 6X50, ou seja, um refresh à atual gama, baseado no novo processo de 6nm da TSMC, com data de lançamento marcada para Junho/Julho.
No entanto, os lançamento da AMD não ficam por aqui em 2022
É que mais para o final do ano, também vamos ver a chegada de novos componentes baseados nas arquiteturas Zen 4 e RDNA 3. Sim, vamos dar as boas vindas aos processadores Ryzen 7000 e placas gráficas Radeon RX 7000, antes do final do presente ano, altura em que a AMD já deverá ser capaz de usar o processo de 5nm, da TSMC, em pleno.
Curiosamente, no lado das placas gráficas, a arquitetura RDNA 3 também deverá ser a primeira a fazer uso de um design MCM (Multi-Chip Module).
2022 vai trazer muitas inovações
Portanto, a nivel arquitetural, as novas placas gráficas RDNA 3 vão trazer um aumento de performance por watt de cerca de 60%. No entanto, isso nem é o mais importante, visto que o número de processadores stream vai aumentar de forma dramática, devido à passagem para um processo ainda mais pequeno e eficiente, e adoção do já mencionado design MCM. Não será estranho ver uma potencial Radeon RX 7900 200% ou 300% mais poderosa que a atual topo de gama da fabricante.
Entretanto, no lado dos processadores, vamos também ver uma mudança no lado do socket, com a AMD a abandonar a plataforma AM4 para adotar a nova AM5. Aqui já vamos ter suporte a memória DDR5, e também suporte ao novo standard PCIe 5.0. No entanto, como noticiámos aqui, não espere ver SSDs PCIe 5.0 no mercado, até pelo menos 2024.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!