SSDs PCIe 5.0 para o consumidor normal? Apenas em 2024

Nas últimas semanas, tem sido a loucura com o anúncio ou simples ‘tease’ de SSDs com suporte ao novo standard PCIe 5.0! O que até faz algum sentido, visto que a Intel apostou no suporte a este mesmo padrão com os novos Core 12000 e motherboards Z690.

No entanto, se por acaso já estava a contar instalar um destes SSDs para usufruir de velocidades estonteantes, pode tirar desde já o cavalinho da chuva! SSDs PCIe 5.0, só em 2024.

SSDs PCIe 5.0 para o consumidor normal? Apenas em 2024

Portanto, apesar de todos os ‘zuns-zuns’ dos últimos tempos, não é expectável ver SSDs PCIe 5.0, pelo menos da mesma maneira que vemos agora SSDs PCIe 4.0, nas prateleiras das lojas tradicionais de consumo de produtos eletrônicos.

Quem o afirma é o CEO da Silicon Motion, que disse:

  • “É muito provável que os SSDs PCIe 4.0 sejam o standard durante mais alguns anos. Afinal, apesar de estarmos a preparar o nosso controlador de terceira geração para SSDs baseados neste standard, em 2023, também já estamos a preparar o salto para o PCIe Gen5 em 2024.”

Porquê tanto tempo, quando o PCIe 5.0 já está no mercado à espera de produtos?

É muito simples… É uma questão de lucratividade! Antes de saltar para a nova tecnologia, é preciso recuperar os custos de investimento e de produção da atual geração, agora baseada na tecnologia PCIe 4.0.

Além disto, é também preciso salientar que os novos SSDs, mesmo apesar de conseguirem oferecer o dobro da velocidade de leitura e escrita, não vão trazer grandes diferenças para as vidas dos utilizadores. Exatamente da mesma forma que os SSDs PCIe 4.0 também trouxeram velocidades brutais, mas não foram capazes de revolucionar nada. Tudo porque ainda não existem grandes melhorias na performance de leitura e escrita aleatória, sendo aqui que está o real ‘bottleneck’ no mundo do armazenamento.

Similarmente, os SSDs PCIe 5.0 também vão trazer novos desafios às fabricantes, no campo da refrigeração. Que claro está, até agora tem sido feito de forma passiva, mas com velocidades a chegar aos 14Gb/s, vai eventualmente ter de ser feito através do uso de pequenos coolers.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estava já à espera de novos SSDs? Ainda vai ter de esperar mais um pouco.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também