O Google Messages é a aplicação de mensagens mais utilizada na maioria dos smartphones Android. Isto apesar de alguns fabricantes preferirem outras alternativas. Ora é talvez pela grande utilização que a Google está a apostar mais nela do que nunca. Agora o Google Messages recebe mais uma novidade como refere o site 9to5Google.
Google Messages recebe uma novidade que ninguém esperava!
A Google está aparentemente a trabalhar num novo menu lateral para a aplicação Google Messages. Na prática parece funcionar como o menu lateral do Gmail, com opções para alternar entre todas as mensagens, conversas favoritas, arquivadas e mensagens de spam/bloqueadas. Existem também links de acesso rápido para emparelhar com um novo dispositivo, alterar o tema e marcar todas as mensagens como lidas.
Esta mudança é um pouco surpreendente. Isto porque como refere o site XDA a Google tem vindo a afastar-se dos menus “hambúrguer” e dos painéis de navegação lateral noutras aplicações. Por exemplo, a Play Store adicionou uma barra inferior em 2019, e mais tarde substituiu o seu menu lateral por um popup mais discreto quando se toca no ícone de perfil.
Existem apenas quatro categorias neste momento, pelo que quase fazia mais sentido se a Google adicionasse uma barra de separadores na parte inferior, como a que já está presente na Play Store e outras aplicações. No entanto, se surgissem mais categorias/páginas aí seria mais complicado acomodar tudo numa simples barra inferior.
Mas esta não é a única novidade.
O Google Messages permite tornar o texto maior e mais legível através de um simples afastar de dados. Tal como se estivéssemos a querer ver uma imagem em mais pormenor. Para muitas pessoas isto pode ser muito útil. O problema, é que por vezes, muitos utilizadores acabam por aumentar o texto sem quererem. Até aqui não era possível desativar esta função. No entanto, agora vai passar a ser possível.
A última versão beta do Google Messages chega com um botão para desativar a função de pinch-to-zoom nas definições. Isto está a aparecer aos utilizadores numa espécie de A/B. Ou seja, uns recebem outros não como detectou o site 9to5Google. Quando a ativamos a app deixa de responder ao movimento de aproximar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!