Smartphones podem acabar com as consolas e os PCs!

Quando ouvimos a palavra “jogador”, normalmente pensamos numa pessoa com auscultadores topo-de-gama e um computador cheio de RGB. Igualmente com um grande monitor e um super conjunto de teclado e rato. No entanto não precisa de ser necessariamente assim. É que os tempos estão a mudar e os novos jogadores são bem diferentes! É por esse motivo que os smartphones podem acabar com as consolas e os PCs.

Smartphones podem acabar com as consolas e os PCs!

De acordo com um novo estudo da empresa NewZoo os jogos para dispositivos móveis estão a criar uma nova tendência no mercado. De facto, só no ano passado, os jogos para dispositivos móveis arrecadaram mais ganhos em todo o mundo do que os jogos de consola e PC combinados. Isto é um facto realmente extraordinário.

Olhando mais especificamente para os valores, a indústria dos jogos detém atualmente 52% do mercado, e a receita total que trouxe ao longo de 2021 não foi inferior a 90 milhões de dólares. Além disso, os jogos móveis são também a indústria que mais cresce e espera-se apenas que continue a crescer. Isto porque a indústria de smartphones continua a aumentar em todo o mundo.

Quem abriu caminho para tudo isto foi a ascensão do sistema operativo Android uma vez que como refere o site PhoneArena permitiu aos programadores de todo o mundo criarem jogos para centenas de smartphones diferentes e de fabricantes diferentes.

E enquanto a Microsoft e a Sony abrandaram um pouco no que diz respeito ao desenvolvimento de grandes jogos durante toda a pandemia, os programadores para dispositivos móveis não pararam de criar novidades para um público cada vez maior.

Surpreendentemente, o mercado chinês trouxe de longe a maior fatia da receita total, gerando mais de 30 mil milhões de dólares no último ano. Os Estados Unidos, em comparação, arrecadaram 15 mil milhões de dólares, enquanto o Japão fez pouco menos de 14 mil milhões de dólares.

A China tem muitas empresas de software de jogos que contribuíram para uma quota massiva. Incluindo a miHoYo – responsável pelo jogo Genshin Impact – e a Tencent, que criou Call of Duty, PUBG, e outros títulos populares. A receita gerada por empresas chinesas de jogos ascendeu a 18 milhões de dólares.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também