2021 foi um ano muito estranho, e por isso, atípico no mundo dos smartphones. Especialmente se formos olhar para as vendas da gama Galaxy S21, que inicialmente prometeram ser um sucesso, mas ao longo do tempo, começaram a cair a um ritmo que ninguém esperava.
Ainda assim, mesmo com a gama Galaxy S a desiludir, e com um S21 FE que chegou demasiado tarde para fazer a diferença, a Samsung volta a ser a maior fabricante de smartphones do planeta, ficando assim à frente da Apple (segundo lugar) e Xiaomi (terceiro lugar).
Smartphones: Samsung foi quem mais vendeu em 2021
Portanto, segundo os dados da Counterpoint, para o continente Europeu, o mercado de smartphones foi capaz de recuperar em 2021, com a Samsung a permanecer a líder com uns muito interessantes 32% de quota, tudo graças às vendas de muitos e bons Galaxy A, S, Z Folds e Z Flips.
Entretanto, na segunda posição, temos a Apple, que como pode ver pelo gráfico, até chegou a ultrapassar as vendas da velha rival Sul Coreana no final de 2021, graças ao lançamento dos novos iPhone 13. Contudo, foi incapaz de roubar o trono!
Por fim, na terceira posição, ficou a Xiaomi, que gozou de uma primeira metade do ano simplesmente brutal, mas por alguma razão, começou a perder força nos últimos 6 meses do ano.
Se por ventura quer saber onde está a Huawei neste gráfico… Bem, não está. A Huawei foi apenas capaz de garantir ~1% de quota de mercado em 2021.
Apesar destes números obviamente interessantes, o mercado ainda não recuperou para os níveis de pré-pandemia. 2022 pode ser o ponto de viragem, com todas as fabricantes, especialmente este top 4 (Samsung, Apple, Xiaomi e Oppo), a apostarem tudo o que têm, para lançar aparelhos bonitos e capazes de inovar à sua própria maneira.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai comprar smartphone novo em 2022? Vai para o lado de quem? Samsung? Apple? Oppo? Xiaomi? Partilhe a sua opinião conosco nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!