A evolução do mercado automóvel está neste momento na transição para a mobilidade elétrica, ou pelo menos, no aumento da eficiência do motor a combustão, quase sempre auxiliado por tecnologias elétricas.
Em causa está o futuro automóvel, e claro, as regras cada vez mais rigorosas relativamente às emissões de CO2.
Assim sendo, devido a estas mesmas regras, a Aston Martin pode mesmo ser uma das últimas a oferecer motorizações V12!
Segundo o CEO desta fabricante, a intenção é manter a motorização de doze cilindros o máximo de tempo possível. No entanto, o mesmo CEO também informa que tudo depende dos regulamentos e já não conta com a criação de novos V12. Contudo, a intenção é manter a oferta atual com pequenos ajustes que devem manter o motor “vivo” até 2026-2027.
Regulamentos rigorosos de CO2 entram em vigor em 2025!
Ora bem, com a data limite a chegar para as motorizações a combustão as restrições sobre as emissões continuam a aumentar. Afinal, a intenção é mesmo “obrigar” as marcas a criar ofertas mais amigas do ambiente o que não é tarefa fácil. Especialmente quando estamos a falar de potentes carros de performance e motores de grandes dimensões.
No entanto, são mesmo as novas regras que entram em vigor em 2025 que devem por o fim ao motor V12. Em poucas palavras, os motores de produção em massa de doze cilindros naturalmente aspirados de performance estão excluídos.
Carregar um carro elétrico ou híbrido está mais caro, e vai ficar pior
Ao que tudo indica, isto pode ser o fim desta motorização, mas a mesma não fica esquecida. Aliás, nada exclui uma oferta V12 apoiada pela eletrificação que pode mesmo ser um caminho real a seguir, apesar em teoria ir “roubar” a sensação pura da marca.
Em suma, o fim da vida para os motores V12 tem a data marcada em poucos anos. Ainda assim, para os entusiastas mais rigorosos, a verdade é que inúmeras ofertas ainda estão a caminho e podem mesmo ser as últimas.
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