Alerta Outlook: nova falha permite o acesso total ao seu email!

A Microsoft lançou um alerta importante para milhões de utilizadores já que uma falha pode levar a que controlem o nosso email e isso é algo que ninguém quer. O que está em risco, ao nível do Outlook, são as nossas mensagens mas também o acesso ao calendário e até a lista de contactos.

Alerta Outlook: nova falha permite o acesso total ao seu email!

Este alerta preocupante foi lançado pela Microsoft depois da descoberta de uma falha preocupante que pode dar acesso a todos os nossos emails, calendários pessoais e até à lista de contactos. A ameaça que foi revelada em primeiro lugar no Twitter pelo utilizador @ffforward utiliza uma app falsa chamada Upgrade. Assim que instalada no PC toma conta do sistema de autenticação do Office 365.

Se enganarem a vítima e obtiverem as permissões pedidas no processo de instalação, a conta está completamente comprometida! Já viu a gravidade de colocarmos tudo na mão de outra pessoa? A partir desse momento, terceiros podem ler o nosso email, ver o calendário e até enviar mensagens para outros contactos que estejam na nossa lista de endereços.

Outlook acesso

A Microsoft está preocupada com isto! De facto, até já há uma boa notícia. A Microsoft já conseguiu desativar esta app perigosa e já está a avisar os clientes afetados.

Jake Moore, um especialista em segurança da empresa ESET, afirma que esta campanha perigosa é muito inteligente. Isto porque consegue contornar a proteção garantida pelos sistemas de autenticação de vários fatores.

De facto, esta é daquelas situações que requer muito cuidade. É que os ataques não param de aumentar e chegam de todas as formas. Neste caso surge por email. No entanto, as ameaças estão cada vez mais complexas. Assim é mesmo preciso estarmos muito atentos e não darmos um clique em nada que possa parecer suspeito.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também