RX 6500 XT: Ninguém quer a placa gráfica da AMD!

Como deve saber, tanto a NVIDIA como a AMD aproveitaram a CES 2022 de Janeiro para lançar placas gráficas de entrada de gama (RTX 3050 e RX 6500 XT), com a grande missão de oferecer uma performance apelativa em jogos, pelo menos em FHD, ao mesmo tempo tempo que tentavam fugir às garras do mundo do mining.

No entanto, enquanto a NVIDIA parece ter conseguido algum sucesso, ninguém quer pegar nas placas da AMD. Nem jogadores, nem miners!

RX 6500 XT: Ninguém quer a placa gráfica da AMD!

radeon, rx 6800

Portanto, a RTX 3050 da NVIDIA foi muito mais bem recebida do que a AMD RX 6500 XT, como podemos ver pelas reviews iniciais na Internet. Bem, na verdade, nenhuma delas foi muito bem recebida pela crítica. Mas entre as duas, parece que a alternativa da AMD simplesmente não está a ser capaz de impressionar ninguém, e por isso, não se está a vender.

Porquê? 

A Radeon RX 6500 XT é uma placa gráfica muito estranha, que aparece numa altura igualmente estranha, com um preço… Bem… Estranhamente alto. Em suma, apesar do uso do processo de 6nm, que por sua vez resultou em frequências extremamente altas, os especialistas acham que a AMD “cortou” demasiado na performance e funcionalidades do componente.

Afinal de contas, a RX 480, de 2016, oferece mais performance que esta placa de 2022. E claro, é uma placa que também sofreu com a crise de componentes, visto que apesar do preço recomendado de ~200€, a placa anda mais perto dos 300~400€. São preços maus, para uma placa que numa altura normal, seria apenas mais uma 1050 Ti, ou similar. (Em suma, uma placa de gama baixa.)

Entretanto, a RTX 3050, sendo baseada no mais capaz GPU GA106, e com o dobro da memória, parece ter algum sucesso à sua frente.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também