Ao que tudo indica, a União Europeia está a pensar desenvolver, e implementar, o seu próprio “DNS Resolver”. Um projeto que já tem o nome de “DNS4EU”, e pelos vistos, é uma resposta a sistemas muito idênticos, já existentes na América do Norte.
Dito tudo isto, além de uma melhoria na privacidade dos utilizadores, este DNS também poderá ser utilizado para bloquear vários tipos de sites, nomeadamente os focados na pirataria. O que pode ser interessante para alguns utilizadores, mas pode ser também considerado com um ato contra a liberdade para outros.
União Europeia quer servidores DNS próprios. Isto não é perigoso!?
Portanto, caso não saiba o que é um “DNS Resolver”, estamos a falar de um sistema que transforma o endereço IP num ‘domínio’ escrito. Ou seja, se quiser aceder a google.com, é exatamente isso que vai meter na barra de endereço, mas o seu browser vai por sua vez aceder ao IP 216.58.215.174.
Tirando a explicação do caminho, o que não falta são servidores DNS no mundo da Internet. Aliás, o seu ISP tem os seus próprios servidores, mas se quiser mudar, pode fazê-lo para os servidores da Google, CloudFlare, OpenDNS, etc… De forma a conseguir ter uma ligação mais rápida, mais privada, e acima de tudo, menos limitada.
Dito tudo isto, o DNS4EU é uma tentativa de tentar criar uma alternativa aos muitos servidores DNS em território Norte Americano. Ao cumprir todas as normas e regulamentações Europeias. Com os dados a serem obviamente tratados e processadores em Solo Europeu.
Bloquear sites ilegais? Ou mesmo todo o tráfego ilegal?
Se a ideia fosse garantir privacidade, ok tudo bem… Mas a EU quer ir um pouco mais longe. O que foi dito sugere que o DNS4EU também irá ter a capacidade de bloquear algum tipo de tráfego ‘cinzento’.
Ou seja, é muito provável que este serviço DNS seja capaz de bloquear uma grande quantidade de sites. Nomeadamente os focados na pirataria de conteúdo multimédia. Estamos a falar de sites de torrents, e claro, de streaming de conteúdo desportivo.
Além do bloqueio deste tipo de site, também podemos arriscar algum tipo de ‘censura’ em solo Europeu. Com acesso proibido, ou seriamente limitado, a vários tipos de sites que não sejam do Interesse da UE. Não será isto perigoso?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com um DNS Resolver europeu? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!