Já estamos em 2022, por isso, seria de esperar que a crise de produção começasse a dar algumas tréguas, em vários mercados. Já começou? Bem… Apesar de a procura ser sempre mais baixa nos primeiros meses de cada ano, temos alguns sinais de que as coisas estão mesmo a melhorar. A normalidade ainda está um pouco longe de ser uma realidade, mas acho que podemos esperar um ano de 2022 mais tranquilo.
Crise a amenizar? PS5 e placas gráficas para todos? Calma!
Portanto, como já deu para perceber, pelas afirmações de várias personalidades chave da indústria, onde temos de salientar o CEO da Intel (Pat Gelsinger) e a CEO da AMD (Dra. Lisa Su), as coisas vão mesmo melhorar, gradualmente ao longo do ano, à medida que os materiais começam a ser menos raros, e as grandes fabricantes de semicondutores ultrapassam muitas das dificuldades que a pandemia trouxe para cima da mesa.
Mas, estas mesmas personalidades avisaram que ainda temos de esperar algum tempo até chegar a uma ‘suposta’ normalidade. Com o CEO da Intel a afirmar que vamos ter de esperar, pelo menos, até 2023.
Entretanto, os sintomas continuam claros. A Sony continua a apostar na PlayStation 4 para tentar responder à procura do mercado. Encontrar uma Nintendo Switch não está fácil. Por mais placas gráficas que sejam lançadas, os preços e disponibilidade continua uma vergonha. Chegando ao ponto de vermos uma NVIDIA a lançar ‘novas’ versões de placas lançadas originalmente em 2018 ou 2019, que mesmo assim, chegam às prateleiras a preços incrivelmente maus.
Agora é a parte do “Calma!”
Apesar de tudo ainda continuar mau, temos vários indícios de que tudo vai melhorar num futuro bem próximo. As grandes fabricantes de placas gráficas estão à espera de aumentar a produção em pelo menos 10%, já no início do ano. A procura também deverá baixar, graças a um novo crash no mundo do mining, e claro, do facto do Ethereum estar muito próxima da sua versão 2.0.
E claro, a Intel está também prestes a lançar a sua primeira gama de placas gráficas, verdadeiramente digna desse nome.
Curiosamente, um facto que não tem sido muito falado na Internet, é de que os materiais para a construção de PCs também começaram a ficar mais baratos em Novembro de 2021.
Em suma, talvez ainda não seja a altura indicada para renovar toda a tecnologia que tem por casa. Mas talvez não tenha de esperar pelo ano de 2023. Aparentemente, as coisas vão melhorar já em 2022.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!