AMD quer levar os Ryzen 5000 para as motherboards de 2017

A AMD gosta muito de falar da retrocompatibilidade das suas motherboards baseadas no chipset AM4, no entanto, quando lançou os processadores Ryzen 5000, o seu objetivo era limitar esta mesma compatibilidade às plataformas mais recentes, ou seja, às motherboards B550 e X570.

O que claro está… Correu mal! A AMD foi obrigada a estender este suporte às mais velhotas B450 e X470, deixando para trás as boards B350 e X370, originalmente lançadas em 2017.

No entanto, ao longo do tempo, tivemos muito boa gente a modificar a BIOS destas motherboards, e claro, a conseguir meter sistemas B350 e X370, a funcionar, com processadores Ryzen 5000. Onde até podemos incluir o 5900X com 12 núcleos e 24 threads.

Pois bem, em 2022, numa altura em que tanto se fala de um novo refresh aos processadores Ryzen 5000, agora tendo como base a arquitetura Zen 3+, bem como os novos Ryzen 7000, baseados na arquitetura Zen 4… Tudo indica que a AMD está a equacionar estender a retrocompatibilidade às velhas plataformas! Incluindo as boards de gama baixa!

AMD quer levar os Ryzen 5000 para as motherboards de 2017

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, numa recente entrevista, o VP e GM do departamento focado do consumidor dentro da AMD (David McAfee), falou um pouco sobre a fragmentação de mercado proveniente da falta de suporte de algumas gerações de motherboards. Afirmando que a AMD está a analisar o assunto. Com planos para levar os excelentes Ryzen 5000, incluindo os recentes APUs, para a primeira geração de motherboards AM4 para os CPUs AMD Ryzen.

Afinal de contas, o problema do suporte não está na entrega de energia, no arrefecimento, etc… Está sim no armazenamento destas boards! Visto que apenas contam com um chip de 16 MB SPI ROM para a BIOS. Muito resumidamente, não há espaço para todos os processadores Ryzen lançados desde 2017 até agora.

Por isso, a AMD está a trabalhar com as suas parceiras, de forma a lançar BIOS mais simples, ou então, diferentes versões, dependendo do processador a ser montado. Curiosamente, isto até poderá incluir as motherboards de gama baixa de 2017, as motherboards AM4 A320.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...