Intel Core i5-12490F? Processador apareceu com mais cache

Um processador Intel Core i5-12490F? Isto existe? Aparentemente sim! É curioso, porque andamos a dizer que o Core i5-12400F vai ser o processador ‘rei da gama média’ há várias semanas, mas agora, aparece um outro processador, em tudo parecido, menos na quantidade de memória cache L3.

Se aparecer nas lojas Europeias, a bom preço, pode muito bem ser um menino capaz de fazer esquecer a existência do i5-12400F para as builds budget.

Intel Core i5-12490F? Processador apareceu na China com mais cache!

Portanto, como disse em cima, um dos processadores que mais excitou a comunidade foi nada mais nada menos que o Core i5-12400F, um componente que traz para cima da mesa 6 núcleos e 12 threads, tendo como base a arquitetura Alder Lake. É um processador que ao contrário das versões das gamas mais altas, conta apenas com 6 núcleos de performance, não existindo qualquer núcleo focado na eficiência.

Além de tudo isto, é um CPU que conta com 18MB de cache L3. Pois bem, agora apareceu o i5-12490F, que é em tudo igual, mas em vez de 18MB, conta com 20MB de cache L3. (Também existem diferenças na frequência!)

Sabe o porquê da diferença? Aparentemente, a Intel está a aproveitar núcleos que deveriam servir de base para o i5-12500 e i5 12600, mas que por alguma razão, não passaram nos testes de controlo de qualidade. O que também influencia a frequência, que passou dos 2.5 Ghz para uns mais interessantes 3.0GHz, ao mesmo tempo que o ‘boost’ passou para os 4.6GHz (antes era 4.4GHz).

Por enquanto, este processador apenas foi encontrado no mercado Chinês. Temos de esperar para ver se dá um ar de sua graça em território Europeu.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado neste novo processador? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também