2021 foi um ano marcado por uma profunda crise de produção de chips, no entanto, no mercado do armazenamento SSD, os preços mantiveram-se estáveis. Aliás, em alguns casos, até desceram significativamente de preço.
No entanto, segundo o DigiTimes, a gigante Sul Coreana Samsung está agora a planear um aumento de preço em toda a sua gama de SSDs. Um plano estranho, visto que vai contra a tendência atual de mercado, que aponta para uma descida de preço ao longo do ano de 2022.
SSDs: Samsung vai aumentar preços! Enquanto os outros baixam
Portanto, estas informações são interessantes, porque nesta altura do campeonato, é esperado que no geral, as fabricantes de SSDs baixem os preços em mais ou menos 10%! Tudo devido a uma queda abrupta na procura.
Mas isto acaba por ser extremamente estranho, porque a Samsung é uma das maiores fabricantes de chips Flash NAND. Além disto, é completamente independente no fabrico de SSDs, porque além dos chips de memória (NAND), é também responsável pelos controladores de memória dos seus produtos. É exatamente por isto que a Samsung é um dos maiores nomes da indústria.
Aliás, além de ser independente, é também uma fabricante responsável por várias gamas de produtos, onde claro está, as leis da economia de escala têm um profundo impacto. Por isso, é extremamente estranho ver um aumento de preços, quando a Samsung desenvolve, produz e comercializa o seu próprio produto. Isto enquanto outras fabricantes têm de comprar componentes essenciais a empresas de fora (como a Samsung), e mesmo assim, apresentam um preço final de produto mais apelativo.
Contudo, tudo isto pode ser consequência do ressurgimento do COVID-19 em território Chinês, visto que algumas fábricas da Samsung sofreram lockdowns parciais. Fábricas, que por sua vez, são responsáveis por 40% da produção de chips NAND no grupo Samsung, o que a nível mundial, significa 7% de toda a produção.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!