Apple está a ficar farta do Bluetooth! E agora?

Se por acaso gostaria de saber quem foi a principal responsável pela loucura dos earbuds sem fios no mundo dos smartphones, não precisa de procurar mais, foi a Apple, com os seus primeiros AirPods.

Hoje em dia, este é um dos mercados mais saturados à face da terra… No entanto, isto não significa que não exista espaço para inovação, e por consequência disso mesmo, produtos capazes de uma qualidade de som muito acima daquilo a que estamos habituados. Aliás, é exatamente por esta mesmo sede de inovação, que a equipa responsável pelo desenvolvimento dos AirPods, está completamente farta do padrão Bluetooth.

Apple está a ficar farta do Bluetooth! E agora?

Portanto, no passado mês de Outubro, a Apple lançou os seus novos AirPods 3, a terceira geração de uma gama de produto, que revolucionou por completo o mundo do áudio sem fios, que desta vez apostou num novo design, suporte a spatial audio, EQ adaptativo, entre muitas outras coisas.

No entanto, parece ser uma terceira geração, que também chegou ao máximo daquilo que o Bluetooth é capaz de oferecer.

Afinal de contas, segundo o vice-presidente do departamento responsável pela acústica dentro da Apple (Gary Geaves), os AirPods 3 foram feitos apenas e só a partir de materiais de alta qualidade, para claro, oferece o melhor áudio possível e imaginário. No entanto, enquanto a Apple pode continuar a apostar nos materiais, e em algoritmos, o Bluetooth começa a ser uma limitação séria, devido à sua fraca largura de banda disponível, especialmente agora, que o mercado se começa a virar para o áudio lossless. Ora leia:

“Como é óbvio, a tecnologia sem fios que serve de base para este produto, é critica para a entrega de conteúdo multimédia ao utilizador. Não só na qualidade propriamente dita, mas também noutras vertentes, como a latência, quando o utilizador mexe a cabeça de certa forma específica. Temos de nos concentrar muito, de forma a conseguir retirar todas as gotas de sumo que o Bluetooth é capaz de oferecer. Mas, chegámos a uma altura, em que seria positivo ter mais largura de banda disponível… Não vou dizer mais nada. Mas gostaríamos mesmo de ter mais largura de banda, para passar mais informação.”

Será que no futuro, vamos ver uma Apple a apostar numa tecnologia proprietária, para se meter à frente de todas as rivais, no mundo da música sem fios? Hmm… Podemos ter aqui algo extremamente interessante.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Consegue imaginar a Apple a optar por um caminho completamente diferente ao resto do mercado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também