O Windows 11 faz um ano em Julho de 2022 e nessa altura os utilizadores vão ter direito a uma prenda muito especial. É um super update com uma longa lista de melhorias que têm sido pedidas pelas pessoas que já utilizam o novo sistema operativo. A atualização chega com o nome Sun Valley 2 e promete realmente muito.
Windows 11 recebe super-novidades em 2022! Finalmente!
O Windows 11 Sun Valley 2 ou versão 22H2 será uma versão com muitas melhorias. Elas vão garantir que o sistema operativo fica mais rápido e mais moderno. Para além disso terá uma maior integração do WinUI. A isto devem-se juntar novas aplicações nativas.
Entretanto a melhoria no Windows 11 em 2022, mais óbvia, será a possibilidade de se arrastar atalhos para a barra de tarefas. É que esta foi a pior alteração do Windows 11 e até deu origem a muita conversa. Mas esta não é a única alteração. Neste momento a famosa barra ainda está presa ao fundo do ecrã. No entanto, também isto vai mudar em breve. Isto deve-se em grande parte ao feedback dos utilizadores.
Para além disso haverão também melhorias no menu Iniciar. Será possÃvel afixar mais apps no menu e até recomendações.
No entanto, nem tudo se resume a alterações estéticas. De facto, existem também outras no interior. Elas vão garantir mais velocidade e estabilidade. Temos também definições melhoradas.
Outras novidades dão conta do suporte para mais widgets, sobretudo de terceiros. Até aqui eram apenas os da Microsoft, como o Microsoft To-Do, Weather, NotÃcias e Interesses, entre outros.
Quer já aceder às novidades na barra de tarefas mas não pretende esperar até julho?
A barra de tarefas do Windows 11 não suporta drag e drop. Ou seja, não podemos arrastar um ficheiro para uma app que esteja na barra de tarefas para o abrirmos como acontecia com o Windows 10. Apesar de isto parecer uma coisa menor faz confusão a muitas pessoas. Afinal de contas habituámo-nos a isto durante muito tempo. Agora graças a uma app esta função muito pedida para a barra de tarefas do Windows 11 está de volta!
A app Windows 11 Drag & Drop to the Taskbar (Fix) resolve o problema e adiciona esta funcionalidade.
Fica ativa em segundo plano e tem uma grande vantagem.
É que não muda quaisquer chaves de registo. Aliás pode apenas alterar uma mas apenas se escolhermos o arranque automático. Para além disso não injecta DLLs em quaisquer outros processos. Ou seja, acaba por ser uma solução muito isolada, segura e portátil.
O programa deteta se estamos a pressionar o botão direito ou esquerdo do rato e verifica por cima de que aplicação temos o rato por cima. Se o cursor ficar na mesma área durante um número determinado de milisegundos simula a combinação Win+T e as setas de forma a restaurar a janela pretendida. Esta aplicação suporta múltiplos ecrãs, arranque automático e tem muitas opções de configuração. Se a quer instalar agora mesmo saiba que está disponÃvel aqui.
A barra de tarefas foi algo que deu muito que falar no Windows 11. Isto porque a Microsoft fez desaparecer muitas funções importantes. O passar a barra de baixo para cima ou para os lados ainda é como o outro. Agora ter tirado algumas funções como a resolvida por esta aplicação foi sem dúvida uma grande falha.
Claro que muitas pessoas acabam por se habituar à falta destas funcionalidades. No entanto, para outras é complicada a mudança.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!