Hoje em dia, quantas cópias têm de ser vendidas para um jogo fazer algum tipo de lucro para a equipa de desenvolvimento? 1 Milhão? 5 Milhões? Mais? Depende sempre do projeto, não é verdade? Pois bem, em 1996, Diablo I apenas precisou de vender 20 mil cópias… Como os tempos mudaram!
Diablo 1 só precisou de vender 20 mil cópias para fazer dinheiro
Portanto, Diablo 1 foi desenvolvido por meia dúzia de gatos pingados e um orçamento que provavelmente nem cobriria um lanche mais avantajado, isto em 1996. Mas era mesmo assim que as coisas funcionavam na altura. Aliás, na altura, a Blizzard nem tinha a certeza se iria conseguir cobrir as suas despesas, com a venda de cópias do jogo.
Mas conseguiu, o orçamento era tão limitado, que bastou a venda de 20 mil cópias, para o velho action RGP trazer alguns euros de lucro para os cofres do estúdio. O que por sua vez, meteu logo o estúdio a planear uma sequela, que claro está, já teve um orçamento mais ‘simpático’.
Entretanto, se andarmos uns quantos anos para a frente, temos de olhar para Diablo III, o jogo mais recente da série, que sozinho, em três anos, vendeu 30 milhões de cópias! Como será que Diablo IV se irá portar? É que ao que tudo indica, o projeto já foi ‘rebooted’ 3 ou 4x, por isso, para fazer dinheiro a sério, vai ter de ser um sucesso muito maior que qualquer outro jogo da saga. Especialmente agora que a Blizzard está a passar por um mau bocado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!