As aplicações como o Google Maps e o Waze necessitam de se ligar ao GPS para poderem localizar os utilizadores num mapa e disponibilizarem instruções sobre como chegarem ao destino. O mesmo acontece com o Android Auto. No entanto há uma nova falha que está a criar problemas ao GPS no Android Auto. Isto é muito complicado uma vez que invalida o bom funcionamento das aplicações de navegação.
Android Auto: agora há um problema misterioso a afetar o GPS!
Quando o smartphone se liga ao Android Auto o sinal perde-se e surge uma mensagem que diz “à procura de sinal GPS” como refere o site AutoEvolution. Ou seja, nada de Google Maps ou Waze. Entretanto alguns truques como desativar a otimização de bateria não fazem diferença neste caso.
Mas esta não é a única situação de que se tem falado nos últimos tempos. Dito isto, a gigante dos motores de busca confirmou que está analisar um problema no Android Auto que afeta as chamadas que recebemos. Neste momento esta situação não parece estar muito generalizada.
Ainda assim é suficientemente séria para ter colocado a equipa da Google a olhar para ela.
De acordo com os relatos nos fóruns da Google, o que acontece é que as chamadas que entram não surgem no veículo quando o Android Auto está a ser executado. Ou seja, podem estar a ligar para nós mas nunca vamos saber. Isto porque não recebemos o aviso. A única forma de ficarmos a saber que algo se passa é olhando para o smartphone. Escusado será dizer que nessa altura também o temos de utilizar para atender e falar.
Mas esta não é a única falha a estar presente nesta plataforma. De facto há outra e que até ficou registada em vídeo.
Já há vários relatos nos fóruns da Google a indicar que o Google Maps pára de funcionar e volta a iniciar a meio da condução por razão nenhuma. Isto parece ocorrer a cada 5 ou 10 minutos e apesar da aplicação voltar a carregar o destino é uma situação incómoda. Sobretudo se estiver a chegar a uma intersecção e não soubermos para onde ir a seguir.
Entretanto os utilizadores referem que isto acontece tanto nas ligações com fios, como sem fios, ao Android Auto.
Neste momento parece que não há qualquer correção para este problema.
Dito isto, temos de conviver com ele, pelo menos até que a Google lance um update neste sentido. Entretanto se pensa em fazer um reset completo para resolver este problema esqueça. É que não resolve e só vai perder as suas coisas sem necessidade.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!