O padrão HDMI está uma confusão absoluta, especialmente desde que a versão 2.1 começou a ser adotada em massa, em 2020, após o lançamento das consolas de nova geração.
É que de forma um pouco infeliz, toda a experiência de adoção ao novo standard tem sido pura e simplesmente um motivo de frustração. São as fabricantes que não são muito claras nas funcionalidades suportadas, são os cabos, que indicam uma coisa e fazem outra, etc… Não está mesmo nada fácil, e ao que tudo indica, vai piorar em 2022.
Afinal de contas, o HDMI 2.1a vai ser apresentado já na CES 2022, em Janeiro.
Ainda não tem HDMI 2.1? Pois… O HDMI 2.1a chega já em Janeiro!
Portanto, está na hora de dar as boas vindas a uma nova revisão do standard, na forma do HDMI 2.1a. Uma atualização, que supostamente melhoraria tudo, ao mesmo tempo que tornaria tudo mais fácil… Mas não. Só que não mesmo.
Mas vamos por partes.
Antes de mais nada, como já deve ter percebido, estamos a falar de uma revisão ao HDMI 2.1, trazendo uma funcionalidade completamente nova, e muito interessante, o SBTM. Ou seja, o Source-Based Tone Mapping, que é na verdade uma funcionalidade relativa ao HDR, que separa um pouco a carga de trabalho, ao ir buscar informação ao conteúdo fonte, ao mesmo tempo que usa o processamento integrado do aparelho em questão.
Dito isto, é importante salientar que o SBTM não é um novo tipo de HDR, ou seja, não vai tirar o lugar ao HDR10 ou ao Dolby Vision.
Em vez disso, existe para melhorar o que já está no mercado, ao mesmo tempo que também anula a necessidade do utilizador calibrar o seu ecrã.
Entretanto, ao que tudo indica, vai ser possível atualizar boxes, consolas, TVs, etc… de forma a suportar as ‘novidades’. No entanto, como deve imaginar, é muito provável que esta atualização nunca chegue a acontecer! Pelo menos no mundo das TVs, de forma a empurrar os consumidores para modelos mais recentes, e mais caros.
Além disto, a nova funcionalidade SBTM é também ‘opcional’. Ou seja, apesar de fazer parte do leque HDMI 2.1, as fabricantes podem simplesmente optar por não a suportar. Sabe porquê? Porque com a chegada do HDMI 2.1, o ‘velho’ HDMI 2.0 deixou de existir. Como tal, todas as portas HDMI 2.0 foram atiradas para o mundo HDMI 2.1, mesmo não tendo suporte a nenhuma das suas novas funcionalidades. Aliás, agora com o HDMI 2.1a, o HDMI 2.1 deixou de existir… Agora é tudo HDMI 2.1a, com todas as funcionalidades a serem ‘opcionais’.
Em suma, muita atenção ao que compra! As coisas não estão feitas para os mais distraidos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!