Desde que a crise de produção começou a fazer das suas, em 2020, que vimos muitos lançamentos a serem completamente engolidos pelos mundo dos ‘bots‘, que compram tudo de forma extremamente rápida, e claro, automática. Entretanto, várias fabricantes e lojas afirmaram ter feito o tudo por tudo para impedir este fenómeno. Mas será… Que isto lhe interessa?
Afinal de contas, uma venda é sempre uma venda. E o objetivo máximo de uma loja é mesmo esse, vender o máximo possível.
PS5 e Xbox Series X: Bots vs Clientes.. Qual é a motivação das lojas?
Em Portugal, é muito fácil ver o stock de consolas PS5 a desaparecer numa questão de segundos, o que claro está, é o espelho do que está a acontecer um pouco por tudo o mundo, especialmente em algumas das maiores regiões, como é a América do Norte.
Aliás, nesta região, temos grandes retalhistas a apostar em tecnologias inovadoras, de forma a retirar os bots da equação, para que as consolas, e ademais produtos, fiquem para os consumidores propriamente ditos. Mas… Isto parece ter sempre água no bico! Porque haveria uma loja de gastar dinheiro em tecnologia, quando uma venda, é sempre uma venda?
Caso não saiba, no caso do Walmart, a equipa de comunicação anunciou recentemente que o seu sistema foi capaz de bloquear 20 milhões de bots em apenas 30 minutos. Tudo para proteger o seu stock de consolas PlayStation 5. Um grande esforço, mas na verdade, a grande maioria das retalhistas parece não estar muito preocupada com o fenómeno. Porque, temos de ser honestos, o bots apenas vão parar quando o stock recuperar para níveis normais.
Além disso, tenho de voltar à questão do dinheiro… Qual é a motivação de uma loja, de parar vendas? Temos consolas, placas gráficas, etc… A sair dos armazéns a velocidades e preços recorde. Porque haveria uma loja de querer parar isto? Vão investir para depois ganhar menos dinheiro?
Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!