Com a chegada dos processadores Intel Core 12000, demos as boas vindas ao novo padrão de memória RAM DDR5. O problema é que, à semelhança de tantos outros componentes e produtos eletrónicos, o seu stock inicial foi extremamente escasso, e devido a isso, o preço de todo e qualquer Kit baseado no novo standard, teve imediatamente uma subida de preço incrível.
Pois bem, o stock inicial foi fraco, e a reposição de produto está a ser igualmente fraca, porque as fabricantes não conseguem fazer mais módulos!
Memória RAM DDR5 é a mais recente vítima da ‘Crise’
Portanto, antes de mais nada, isto não é muito grave! Ao fim ao cabo, como ando a dizer há algum tempo, os primeiros kits de memória RAM DDR5 não oferecem grandes vantagens relativamente à ‘velha’ memória DDR4. São quase sempre mais lentos, e extremamente mais caros.
Ainda assim, a procura foi muito maior que a oferta, o que por sua vez resultou em uma das maiores fabricantes de memória RAM, do planeta, a vir a público comentar a situação.
Estamos a falar da Micron, que veio confirmar as sérias dificuldades na produção de módulos de memória RAM DDR5, não devido à falta dos chips de memória propriamente ditos, mas sim devido à falta de componentes PMIC e VRM. Ou seja, o que está a lixar a memória, são os componentes que nada têm a ver com a memória. Curiosamente, são também componentes que estão a escassear no mundo dos SSDs.
Em suma, devido à popularidade dos processadores Intel Core 12000, e adoção muito acima do esperado do padrão DDR5. As fabricantes não têm componentes suficientes para dar vazão a toda a procura. Entretanto, é esperado que tudo melhore ao longo do próximo ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!