Vivobook Pro X14 OLED: A ASUS é uma das fabricantes que mais tem apostado na tecnologia OLED, isto, no mundo dos portáteis. No entanto, até agora, ainda não tivemos uma proposta realmente interessante no campo da qualidade/preço… Sim, até agora! Porque o novo Vivobook Pro X14 OLED pode muito bem ser a alternativa que muitos de nós esperava nas prateleiras.
Ao fim ao cabo, na minha mais honesta opinião, temos aqui uma proposta capaz de conjugar desempenho, praticabilidade, design, qualidade de construção, e claro, preço.
Sendo assim um portátil que não passa ao lado dos olhares mais curiosos, ao mesmo tempo que também é uma ferramenta extremamente poderosa quer seja para trabalhar, ou até mesmo para jogar alguns jogos menos exigentes.
Mas vamos por partes!
(Análise) ASUS Vivobook Pro X14 OLED: Um ‘Gamechanger’
Portanto, antes de mais nada, temos de salientar que temos aqui um portátil muito focado na criação de conteúdo, ao mesmo tempo que também tenta aliciar o público que apenas quer uma máquina de qualidade para produtividade, ao acenar com um ecrã OLED 2.8K, capaz de chegar aos 90Hz, para consumo de conteúdo multimédia em alta resolução.
Um pacote muito interessante, especialmente quando temos em conta a autonomia da bateria, que dá toda a confiança, a qualquer utilizador, seja este exigente ou não, de sair de casa sem andar com o carregador atrás.
Agora vamos dividir a coisa por temas, para ter uma ideia do que realmente temos em mãos.
Design
A ASUS fez um excelente trabalho no design deste portátil. Afinal de contas, tem um desenho moderno, muito apelativo, e acima de tudo, passa o ‘feeling’ de ser uma máquina premium, com um preço muito acima do seu custo real. É uma filosofia que passa para a utilização diária, não existindo muito ‘flex’ durante o uso, especialmente na zona do teclado. O que claro, está relacionado com uso de metal na construção do chassi.
É também um portátil com um design muito próprio, em vez de ser uma imitação daquilo que já existe no mercado. (Coff coff… Não é uma imitação do MacBook Pro da Apple, como tanta vez acontece nesta gama do mercado de portáteis ‘Pro’).
Dito tudo isto, vai encontrar este portátil na versão Cool Silver e 0º Black. A nossa unidade de teste é obviamente a primeira, sendo também aquela que pessoalmente iria preferir, por se notar mais as linhas de design, e todos os pequenos detalhes que a equipa da Asus implementou na máquina. Mas claro, ao ser mais claro, manter este portátil limpo pode ser obviamente um desafio.
O teclado tem vários tons de cinza, que gostei, por casar muito bem com os pequenos detalhes imprimidos no metal, como a frase “Own the Universe”, mas por alguma razão, temos um ESC laranja, que gostei menos, por ser demasiado… Estranho e fora do esquema de cor. Entretanto, no botão ‘On’, temos também um sensor de impressão digital, que pelo menos durante a minha utilização, nunca falhou.
Na questão do peso, temos aqui um aparelho que pesa mais ou menos 1.4 kg. O que para mim, com 14” de ecrã, é basicamente o “sweet spot”. Visto que temos uma grande portabilidade, graças à sua grossura de 17.9mm, bem como uma excelente resistência e robustez.
Conectividade
Em termos de conectividade, não vai precisar de dongles neste menino! Temos uma porta USB 3.2 Gen 1 Tipo-A, uma porta USB 3.2 Gen 1 Tipo-C, duas portas USB 2.0 Tipo-A, uma porta HDMI 1.4, uma entrada de 3.5mm e ainda um leitor de cartões microSD. Para completar o pacote, temos WiFi6 e Bluetooth 5.
Em suma, no campo do design, estou muito agradado com o que a Asus foi capaz de meter em cima da mesa com este portátil. É um portátil digo desse nome, e não um transportável, como tanta vez vemos em máquinas ‘Pro’.
Ecrã
É aqui que a coisa fica inegavelmente interessante! Afinal de contas, é um dos primeiros portáteis a fazer uso de um ecrã OLED, uma tecnologia há tanto tempo desejada no mundo dos portáteis.
Dito tudo isto, no mundo OLED dos portáteis Vivobook da Asus, temos uma versão de 14” e outra de 16”, com mudanças muito significativas tanto na resolução como na atualização de frames. Afinal de contas, o modelo de 14” tem uma resolução 2.8K (2880 x 1800) com um rácio de 16:10, e uma atualização de frames de 90Hz. Entretanto, a versão de 16” tem uma resolução mais elevada (4K), mas fica pelos 60Hz.
Ambas as versões têm 100% da gama de cores DCI-P3 e certificação Eye Care TÜV Rheinland.
O que significa isto em linguagem mais simples? É simples… Temos um ecrã simplesmente brutal para produtividade e consumo de conteúdo multimédia. É muito honestamente um dos melhores ecrãs que tive a oportunidade de experimentar nos muitos portáteis que já testei. Os 90Hz são apenas a cereja no topo do bolo, ao conjugar uma qualidade de imagem brutal, a uma fluidez há muito tempo desejada no mundo dos portáteis.
Performance
Antes de mais nada, é preciso dizer que este portátil existe em várias configurações, onde até podemos escolher entre processadores AMD ou Intel. Dito isto, a nossa unidade de teste veio equipada com um Intel Core i7-11700H e uma placa gráfica RTX 3050 com 4GB. (Também temos uma placa gráfica integrada no CPU, Intel Iris Xe.)
Curiosamente, o Asus Vivobook Pro 14X OLED vem equipado com drivers NVIDIA Studio, para oferecer ao utilizar uma maior compatibilidade, e maior performance, nas mais variadas aplicações focada no mundo da criação de conteúdo.
Além de tudo isto, podemos ainda contar com 1TB de armazenamento NVMe PCIe, e 16GB de memória RAM.
Em suma, especificações muito interessantes para a máquina que temos em mãos. Isto permite que o portátil seja rápido e fluído em qualquer tarefa que lhe apareça à frente. Isto inclui software mais pesado e especializado como o Adobe Photoshop e o Premiere Pro.
Diria que é uma máquina simplesmente brutal para utilizadores casuais, ou estudantes, que queiram dar uma perninha no mundo da criação de conteúdo, seja isto edição de vídeos, ou fotos.
Quanto aos jogos neste ecrã OLED, é possível jogar com muita qualidade, incluindo títulos recentes como o Forza Horizon 5 ou Halo Infinite. Tudo graças à utilização da muito competente RTX 3050. Mas claro, é uma RTX 3050 e não uma RTX 3080 Ti. É preciso ter noção do que está a fazer nas definições gráficas.
A nível do sistema de refrigeração, não notei grandes problemas, com o sistema ‘dual cooling’ da Asus a cumprir bem a sua missão.
Teclado e Conforto na Escrita
Quando a Asus Portugal me desafiou a testar este Vivobook X14, mandaram-me logo a boca que iria ter aqui uma experiência de escrita superior à do Zenbook Duo de 14”. Mas não! Apesar de termos aqui uma experiência de escrita muito boa (mesmo muito boa!), a verdade é que a Asus ainda não conseguiu repetir a brincadeira que fez com o Zenbook Duo, que continua a ser o meu portátil favorito para escrever horas sem fio.
Ainda assim, temos aqui uma máquina muito interessante para quem passa dias a fio a escrever e-mails, a fazer contactos, etc… Bom esforço da Asus neste campo!
Autonomia da Bateria
Este é um dos campos em que o VivoBook Pro 14X mais impressiona! Temos aqui, facilmente, 10 horas de uso, sem grandes preocupações. Isto mesmo que faça streaming de conteúdo pela internet.
Obviamente, em jogo, este número baixa muito significativamente para ~3 horas.
Outro ponto positivo neste campo passa também pela existência de um carregador de 120W na caixa.
Conclusão
Para finalizar esta análise, normalmente, odeio trocar de portátil principal, porque a minha produtividade leva ali um corte um bocado agressivo de uns 30~40%, devido às muitas especificidades que cada modelo traz para cima da mesa.
No caso deste VivoBook, isto simplesmente não aconteceu. O teclado tem muita qualidade, e tudo está no sítio correto. O que permitiu uma fácil adaptação à máquina. Aliás, esta review está a ser escrita no produto em análise.
Em suma, é um portátil muito bom, a começar nos 999€, que pode chegar a patamares mais altos de preço, dependendo da variante que quiser meter a mão em cima. É um produto muito interessante, capaz de abranger vários tipos de utilizadores.
Para mim, é uma máquina altamente recomendável, se o seu foco não for jogar. Para finalizar, tenho mesmo de dizer… O ecrã OLED deste menino é mesmo qualquer coisa!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!