(Análise) Xiaomi Mi Watch: O melhor relógio barato do mercado?

Em 2021, é provável que já esteja habituado a ir às gamas da Xiaomi, quando precisa de algum produto eletrónico de qualidade, e o orçamento é mais apertado. Uma decisão que faz todo o sentido! Especialmente no mundo dos wearables.

Ao fim ao cabo, a Xiaomi é mundialmente conhecida por ter alguns dos melhores relógios inteligentes, a preços super apelativos, graças à gama Mi Band! Mas… E se vos disser que existe muita qualidade, numa outra gama, com vantagens e potencialidades que a Mi Band simplesmente não consegue oferecer?

Pois bem, hoje vamos falar do Xiaomi Mi Watch, um relógio, que para mim, entra na categoria dos três B’s. Ou seja, é bom, é bonito, e claro, é barato!

(Análise) Xiaomi Mi Watch: O melhor smartwatch ‘barato’ do mercado?

Portanto, caso não conheça o Xiaomi Mi Watch, é uma nova versão do Mi Watch Color, um relógio exclusivo do mercado Asiático, agora com o grande foco de oferecer uma alternativa budget, com uma excelente qualidade de construção, design redondo, e claro, muito potencial.

Em suma, se por ventura não quiser arruinar as suas poupanças num dos smartwatches premium de referência, como é o TicWatch Pro 3 Ultra, ou o Samsung Galaxy Watch 4, tem esta alternativa da Xiaomi.

Mas vamos por partes.

Design e Especificações Técnicas

O mundo dos smartwatches está a crescer a um ritmo incrível, como tal, várias fabricantes estão agora a apostar em modelos mais baratos, mas nem por isso com menos potencial ‘smart’. Uma das empresas que mais se destaca nesta área, como dissemos em cima, é obviamente a Xiaomi.

Dito tudo isto, o Mi Watch foi obviamente criado para quem gosta de desporto, e gosta de monitorizar o seu dia-a-dia. Sendo também um relógio capaz de ficar bem, no seu pulso, em qualquer ocasião e em qualquer muda de roupa, graças à capacidade de troca de braceletes (22mm).

Entretanto, no campo do design, temos aqui um relógio redondo, com linhas de design muito modernas, equipado com um ecrã AMOLED de 1.39” de grande qualidade, capaz de chegar aos 450 nits de brilho, disponível em três cores (Bege, Preto e Azul). Mas vamos olhar um pouco para a lista de especificações deste menino, para ter uma imagem mais clara da situação.

Especificações Técnicas:

  • Ecrã: 1.39” AMOLED (454 x 454, 450 nits)
  • Dimensões e Peso: 45.9 x 53.35 x 11.8mm (32g sem bracelete)
  • Certificação: 5ATM
  • Bateria: 420 mAh (2 semanas de uso)
  • Sensores: PPG (com SpO2), GPS (GLONASS / BDS / Galileu), Acelerómetro, Giroscópio, Pressão do ar, sensor geomagnético, sensor de iluminação, compasso
  • Conectividade: Bluetooth 5.0 BLE
  • Compatibilidade: Android 4.4 (ou superior) / iOS 10 (ou superior)

No campo das funcionalidades, temos suporte ao assistente virtual Amazon Alexa, temos rastreamento de atividades físicas, GPS integrado, todo o tipo de notificações, medição da pulsação, da oxigenação do sangue, qualidade do sono, e até capacidade de controlar a música vinda do nosso smartphone.

Entretanto, se gosta de ter toda a informação bem organizada, a Xiaomi tem na conectividade com a sua app Xiaomi Wear, uma grande vantagem face a muitas das rivais neste espaço. Como pode ver em baixo:

Autonomia

A Xiaomi afirma que o Mi Watch consegue chegar a uns muito interessantes 16 dias de autonomia com uma única carga. Pois bem, durante o meu uso, até consegui mais do que isto, com um uso muito leve, utilizando o relógio apenas para ver notificações, ler emails e controlar a música no ginásio.

Se quisesse ligar a funcionalidade always-on, a monitorização cardíaca 24 horas, e ainda a monitorização de sono, então, já estamos a olhar para mais ou menos uma semana de autonomia na bateria. Fiquei muito satisfeito neste campo!

Conclusão

Como é costume no mundo Xiaomi, o Mi Watch traz para cima da mesa um pacote muito aliciante, para quem gosta de um produto focado na qualidade/preço.

Na minha opinião, pelo preço, que no nosso mercado anda entre os 90~129€, é muito difícil encontrar uma alternativa tão apelativa, e com tanta qualidade, como esta.

Obviamente que aqui não vai conseguir fazer chamadas através do relógio, responder diretamente a mensagens, ou instalar mais apps através da Google Play Store. Para isso, terá de olhar para outras gamas de preço. Mas, esquecendo isso, por mais ou menos 100€, é muito difícil pedir mais do que isto.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também