A Microsoft quer que determinadas ligações no Windows 11 e Windows 10 sejam abertos no Edge. Dito isto, quando damos um clique na pesquisa que está na barra de tarefas, no widget do tempo ou noutros elementos do sistema operativo, o Windows abre a página correspondente no Edge. Isto mesmo que tenhamos optado por utilizar outro browser. Se até aqui havia uma app para contornar isto, o EdgeDeflector, ela foi bloqueada por um update recente. Agora e felizmente há um novo truque para o Edge no Windows 11 não ser obrigatório.
Windows 11: já há um novo truque para o Edge não ser obrigatório!
Mas afinal o que se passou
Até aqui e apesar de algumas imposições por parte da Microsoft era possível utilizar a app EdgeDeflector para abrir alguns links num browser à nossa escolha. Isto estava mais destinado às ligações que apareciam quando utilizávamos a pesquisa do Windows e noutras secções do sistema operativo. O último update bloqueou esse sistema e o Windows 11 abre links no Edge mesmo que não queira.
As apps como o EdgeDeflector forçam e levam o Windows 10 e o Windows 11 a abrirem quaisquer links ligados ao sistema operativo no browser que escolhemos como predefinido. Isto em vez de ser no Edge. É uma forma de dar mais controlo às pessoas. No entanto, acabou. Ou melhor, parecia que tinha acabado. Isto porque surgiu uma nova app que dá muito mais controlo aos utilizadores.
A nova solução
A nova app chama-se MSEdgeRedirect e dá seguimento ao que o EdgeDeflector começou. No entanto, funciona de forma diferente. Não intercepta links mas utiliza a linha de comando para abrir as ligações num browser da nossa escolha. Tudo sem nos apercebermos de nada.
O MSEdgeRedirect está em fase beta e como tal podem ocorrer algumas falhas ou problemas de desempenho. No entanto e do que vimos tudo está a funcionar bem.
Se quer utilizar esta aplicação totalmente grátis pode descarregar aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!