As mais recentes drivers para a nova geração de dispositivos Intel NUC (Versão 30.0.101.9999) chegou à Internet, trazendo consigo alguma informação bastante interessante, acerca do grande esforço que a Intel está prestes a fazer no mundo das placas gráficas.
Ao fim ao cabo, apesar de já sabermos que a gama vai ser conhecida como Arc Alchemist, ainda não fazíamos ideia da convenção de nomes utilizada… Até agora.
Já sabemos o nome de algumas placas gráficas Intel
Portanto, ao que tudo indica, a gama baixa vai ser conhecida por Arc A3XX, com 4 modelos já mencionados! Arc 380, Arc 350, Arc A370M e ainda a Arc A350M. Como deve imaginar, o ‘M’ significa que são modelos mobile.
Entretanto, quanto à performance, tudo indica que a placa Arc A380 vai conseguir atingir o nível da GTS 1650 Super. Isto, enquanto a Arc A350 vai ficar pelos níveis de performance da RTX 3050.
Apesar de não ser revelado, é muito provável que enquanto a gama baixa fica dentro dos nomes A300, a gama média deverá ser conhecida como A500, a gama média/alta como A700, e por fim, o modelo mais poderoso, com o GPU DG2 completamente desbloqueado, deverá pertencer à gama A900.
Ainda nada disto está confirmado. Mas também já não falta muito, visto que a Intel vai revelar tudo na CES 2022, já no próximo mês de Janeiro. Contudo, a Intel não vai ser a única a surpreender o mercado gráfico dentro de algumas semanas!
Ao fim ao cabo, a AMD parece estar a preparar um profundo refresh da sua gama de placas gráficas baseada na arquitetura RDNA 2. Dando agora uso ao processo de 6nm, em vez do tão saturado processo de 7nm da TSMC. A NVIDIA também tem algumas surpresas reservadas, mas parece já ter adiado pelo menos 2 modelos, graças a dificuldades de produção no lado da Samsung.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Janeiro vai ser simplesmente brutal para o mundo das placas gráficas, não acha? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!