Tivemos a oportunidade de ser um dos primeiros a testar o novo Hyundai IONIQ 5, e… Spoiler Alert! As nossas primeiras impressões desde novo carro 100% elétrico são realmente muito boas!
Na nossa opinião, é um modelo, aparentemente muito cobiçado, que veio provar que o mundo automóvel está mesmo ao rubro!
Afinal de contas, estamos a falar de um carro que conta com a grande maioria das novidades tecnológicas da empresa, sendo uma das pedras basilares do seu plano de eletrificação automóvel. Aliás, o objetivo deste Hyundai IONIQ 5 é mesmo redefinir os padrões do mundo automóvel com uma oferta sustentável, luxuosa, eficiente, e claro, com muita autonomia à disposição do condutor.
Dito tudo isto, este modelo está neste preciso momento a rivalizar de frente contra grandes rivais no mundo elétrico, onde temos de incluir veículos da própria Tesla. Afinal de contas, não aposta apenas na aceleração em linha reta, mas sim em todos os aspetos do carro, nomeadamente na sua utilização diária.
(Ensaio) Hyundai Ioniq 5 – Aposta na autonomia e qualidade de condução!
Design
Tal como foi dito noutros artigos, e por vários especialistas do campo automóvel, este é um dos campos com opiniões mais divergentes. Mas claro está, gostos não se discutem. Na minha opinião pessoal, gosto muito da filosofia de design que a Hyundai utilizou para este automóvel, capaz de misturar o passado, presente e futuro.
Entretanto, em termos de dimensões, apesar das imagens não fazerem jus ao seu tamanho real, a verdade é que tem aqui quase que um crossover urbano com dimensões bem generosas. Mas vamos a alguns detalhes!
Ora bem, no exterior, contamos com muitos detalhes interessantes. Afinal, temos na sua frente um toque futurista com umas abas que abrem e fecham apenas quando é necessário para a refrigeração do carro. Até os seus novos faróis Full LED trazem um novo design luminoso, que vai facilmente destacar-se sobre a concorrência. Para acrescentar a tudo isto, à noite, vai notar o topo do para-choques totalmente iluminado.
Entretanto, na lateral, contamos com linhas bem acentuadas que fazem sobressair todo o design do automóvel, sendo complementadas com uma boa iluminação ao redor de quase todo o veículo elétrico.
Já no interior, temos um novo tema apresentado pela Hyundai denominado de habitáculo Smart Living Space. O que isto quer dizer? Pois bem, para além do design moderno, temos aqui um interior espaçoso, útil e prático, que impressiona bastante.
Os pormenores deste habitáculo que mais se destacam é o facto de ser ‘quase’ todo móvel, desde os bancos traseiros moveis e reclináveis até à consola central. Algo que ajudou imenso nos parques mais apertados de Lisboa em que encostei o mais possível à parede/poste e sai pelo lado do passageiro sem esforço.
Condução
Ora bem, antes de mais nada, é preciso dizer que a condução do novo IONIQ 5 está realmente a um nível acima do esperado. Temos imenso conforto na condução sem quaisquer ruídos parasitas no seu interior. Para não falar que até o seu sistema de som Premium BOSE impressiona no volume e na qualidade sonora oferecida.
Dito isto, temos aqui o primeiro carro da Hyundai a receber o nível 2 de condução autónoma de série. Algo também cada vez mais importante e necessário para a vida dos condutores. Nos dias de teste, foi algo muito bem recebido e em velocidades de autoestrada funciona sem qualquer tipo de problema, sempre de forma suave.
Vamos aos números?
Ora bem, tem de momento apenas a opção de escolher o motor elétrico capaz de 213 cv de potência e 350 nm de torque instantâneo. Claro que digo instantâneo porque estamos a falar de um 100% elétrico e apesar dos seus 1990kg a sua resposta ao pedal é sempre imediata, fazendo que este “monstro” seja na verdade um carro bastante ágil e responsivo.
Assim sendo, apesar da marca anunciar 7.4 segundos, na verdade é possível realizar esta aceleração em apenas 6.5 segundos dos 0-100km/h!
Números bastante agradáveis quando temos em conta o seu tamanho, peso e potência. No entanto, algo que impressiona é a forma calma, com zero dramas, em que toda a aceleração acontece. Mas calma. Este conformo e sensação premium têm razões para existir, com a nova plataforma E-GMP e a enorme distância de 3 metros entre eixos.
Em suma, a sensação de conforto e condução premium estão aqui bem presentes, todo um feeling que se eleva a todo um outro nível, quando metemos um olho na qualidade de construção. Afinal de contas, é um automóvel que confiança até ao maior ‘nabo’, e também que o buraco da estrada “que apareceu de repente” não vai deixar mossa, e vai ser ultrapassado com toda a confiança e conforto.
Mas então e a condução desportivo/dinâmica está presente?
A resposta a isto é não! Nem tudo pode ser bom, por isso, se procura uma condução que aposte na dinâmica ou no desportivismo, não a vai encontrar aqui.
Sim, o modelo oferece vários modos de condução como o Eco, Conforto, Sport e Snow. Contudo, apesar de em Sport notar uma resposta mais rápida no pedal, é fácil perceber que o IONIQ 5 não foi pensado para ser um desportivo. E na verdade, também não tem de o ser.
Ainda assim, o IONIQ garante um sorriso no rosto nas acelerações, e claro, vai ficar à frente de quase todos os condutores, a cada semáforo, com a aceleração instantânea, isto, sempre sem dramas. É como ganhar uma corrida mas está de fato, óculos de sol e sem tirar as mãos dos bolsos.
Autonomia
Antes de mais nada, saiba que a bateria deste novo IONIQ 5 é de 72.6 kWh, com uma autonomia oficial da marca a apontar para os 481 km. Pois bem, em teste os números reais não fogem demasiado disto.
Numa condução normal, é facilmente possível efetuar 350-400km (misto cidade e autoestrada), onde a média ronda os 15-17 kW a cada 100km. No papel, isto segue de perto a média da marca de 16.8 kw, mas claramente pode melhorar a autonomia ainda mais se optar pela condução defensiva e utilizar bem a regeneração. Entretanto, se gostar da condução de pedal único tem aqui também a opção i-Pedal.
De salientar o sistema de regeneração, que pode ser ajustado à sua medida, com as patilhas no volante para aumentar, reduzir ou até parar totalmente o carro.
Dito isto, o modo ECO vai ajudar imenso na poupança da bateria com acelerações mais controladas e eficientes.
Alguns pontos interessantes a referir!
Saiba que a Hyundai apostou neste novo IONIQ 5 com a introdução de mais materiais reciclados na produção de cada modelo. Ou seja, o objetivo é reutilizar e reduzir a poluição na criação de cada IONIQ 5.
A nova plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) garante também novidades a nível do carregamento. Afinal de contas, temos agora a capacidade de efetuar carregamentos até 350kW de potência. Em poucas palavras, em números reais, temos 80% da bateria em apenas 18 minutos.
Temos até na variante mais cara a adição de painéis solares ao veículo, que podem garantir em média mais 5km de autonomia por dia.
Além de tudo isto, temos também a nova tecnologia “Vehicle to Load”, que basicamente transforma o novo carro da Hyundai numa autêntica Powerbank. Ou até pode carregador outros carros elétricos com o seu IONIQ 5.
Até no interior temos à disposição uma tomada comum capaz de ligar até eletrodomésticos. No entanto, claro está, aqui a imaginação é o limite, desde que fique dentro do limite de potência da ficha.
Conclusão – Hyundai IONIQ 5
Em suma, para terminar, tenho a dizer que as incríveis boas impressões do novo Hyundai IONIQ 5 mantem-se após vários dias de teste. Temos aqui um modelo que garante especificações muito equilibradas entre potência, que no final resultam num veículo eficiente e uma boa autonomia tendo em conta o seu peso e dimensões.
No entanto, onde a minha opinião mudou é na condução cheio conforto, isto porque ao longo do tempo a sua notoriedade é superior à inicial. Aliás, é possivelmente um dos modelos 100% elétricos na sua gama com mais conforto premium.
Quanto a performance, sim os 6.5 segundos dos 0-100 km/h podem não impressionar todos os entusiastas. Contudo, temos aqui uma aceleração instantânea premium com “zero dramas” graças à sua motorização elétrica e nova plataforma E-GMP.
Entretanto, saiba que tudo isto tem um preço e no IONIQ 5 começa nos 50.990€. Um preço que pode parecer alto… Mas aqui é importante referir que isto inclui 7 anos de garantia sem limite de quilómetros, 8 anos de garantia das baterias de alta voltagem, 7 anos de assistência em viagem e 7 anos de check ups anuais incluídos. Para mais pormenores, clique aqui.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!