F1 2021: Mercedes decidiu desistir. Max Verstappen é campeão

(Atualização): A Mercedes decidiu desistir da luta em tribunal. Preferindo trabalhar em conjunto com a FIA, e as restantes equipas, de forma a evitar que a mesma situação se repita no futuro. Fonte

Notícia Original: Se por acaso é fã de Fórmula 1, sabe que o último fim de semana deu origem a uma das decisões mais estranhas, e mais faladas, de sempre, na história deste desporto motorizado.

Ao fim ao cabo, o responsável máximo pela corrida (Michael Massi) parece ter cometido alguns erros, ao não cumprir o regulamento a 100%. O que por sua vez, acabou por dar uma vantagem indevida a um dos condutores, e agora, atual campeão do pináculo do desporto motorizado.

Mas vamos por partes! O que aconteceu na última corrida de F1 em 2021?

Portanto, caso não saiba, a corrida em Abu Dhabi (Yas Marina) foi interrompida pelo lançamento do Safety Car, após Nicholas Latifi se ter espetado, a 6 voltas do final da corrida, isto, depois de uma pequena luta com Mick Schumacker. Nesta altura, Lewis Hamilton estava isolado na frente da corrida, com uma vantagem de 11~12 segundos sobre Max Verstappen.

Até aqui tudo bem, o problema, é o que veio a seguir…

Num período de indecisão, foi informado que nenhum dos carros com voltas a menos (Lapped Cars), poderia ultrapassar o safety car. Uma decisão retirada algumas voltas depois, de forma bastante estranha.

É que o diretor da corrida decidiu permitir que os carros ‘lapped’ entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, ultrapassassem o Safety Car, metendo os dois grandes rivais, quase lado a lado, para uma última volta bombástica. Mas apenas e só os carros entre o primeiro e segundo classificado.

Qual é o problema? Bem… Hamilton passou a corrida toda a controlar a sua vantagem, que antes do acidente estava nos 11s, e nesta altura, tinha pneus rijos com mais de 40 voltas. Isto enquanto Max Verstappen tinha pneus Macios rigorosamente novos.

O que resultou numa ultrapassagem bastante fácil por parte do agora campeão da F1, mas levou também a uma incrível série de explosões na Internet.

No final da corrida, a Mercedes fez queixa à FIA, e pelos vistos, até poderá ir mais além, chegando à autoridade máxima do desporto motorizado, o International Court of Appeal (ICA).

O problema é que isto pode demorar 2 meses (ou mais), com implicações bastante graves para o futuro da F1.

É que caso não saiba, esta autoridade, independente da FIA, pode anular decisões na sua totalidade, ou partes delas. Pode aumentar ou diminuir penalidades. Além disso, pode tornar inválidas decisões nas corridas, como a classificação final.

Aliás, até pode emendar a classificação se quiser. Apenas não pode mandar repetir uma corrida, por razões óbvias.

Em suma, se a Mercedes for em frente com a sua queixa, a decisão relativa ao campeonato de 2021 apenas deverá ser conhecida em 2022, provavelmente em Fevereiro. Mas o que é realmente feio no meio disto tudo, é se por ventura o campeão for decidido nos tribunais, em vez de em pista.

Na minha opinião, tanto Lewis como Max mereciam o título. Dito isto, apesar de achar que a corrida foi “roubada” a Hamilton… Não quero! De forma alguma! Que as coisas acabem desta forma. Quem ganha com tudo isto é a Netflix, que vai ter muito e bom conteúdo para a quarta temporada de Drive to Survive!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, se quiser saber mais acerca do sucedido, veja este pequeno vídeo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também