Placas Gráficas: Samsung apresentou memória ainda mais rápida!

A Samsung já começou a amostragem de chips de memória GDDR6! Chips capazes de chegar a uns incríveis 24 Gbps de largura de banda. Atenção, estamos a falar de memória GDDR6 e não a mais recente e mais exclusiva GDDR6X. (A memória GDDR6X foi feita numa parceria muito interessante, entre a NVIDIA e Micron).

Dito tudo isto, a nova memória GDDR6 pode ser utilizada tanto pela NVIDIA como pela AMD, isto se os seus GPUs suportarem o data-rate.

Placas Gráficas: Samsung apresentou memória ainda mais rápida!

rtx, nvidia

Portanto, estes novos chips de memória têm uma densidade de 16 Gb (2GB), ou seja, 8 chips destes perfazem 16 GB de memória, num bus de 256-bit, enquanto 12 fazem 24 GB de memória, num bus de 384-bit.

Entretanto, em termos de velocidade pura e dura, temos aqui um aumento de 50% na largura de banda, elevando os antigos 16 Gbps para uns incríveis 24 Gbps. Desta forma, um hipotético (mas provável) refresh das atuais placas gráficas RDNA 2 da AMD, significaria um aumento muito substancial na largura de banda, com 768 GB/s disponíveis, isto sem contar com a largura de banda da tecnologia Infinity Cache. Uma melhoria brutal, tendo em conta que a atual RX 6800 XT tem uma largura de banda à volta dos 512 GB/s.

Em suma, é muito provável que a AMD meta as mãos nestes chips, e que a NVIDIA também o faça, em gamas mais baixas dos produtos, continuando a dar prioridade à memória GDDR6X.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma boa notícia para o mundo das placas gráficas? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também