A procura atual por carros novos está cada vez mais virada para os modelos eletrificados, e claro, SUVs. Isto fez com que várias fabricantes se tivessem de adaptar muito rapidamente a uma nova realidade, onde caso não saiba, bem na linha da frente, temos a Hyundai.
Estamos a falar de uma fabricante que simplesmente não gosta de ficar de braços cruzados, especialmente enquanto passamos por uma evolução, de tal forma grande, como a atual.
Dito isto, desta vez temos em mãos o novo Hyundai Kauai CRDi 48V, um crossover Mild-Hybrid, que na nossa opinião, faz todo o sentido! Mas que ainda assim, tem alguns contras.
Afinal de contas, é das únicas ofertas hÃbridas a gasóleo que poderá encontrar no mercado Europeu! Um automóvel, que em poucas palavras, consegue oferecer conforto, praticabilidade e uma condução que não estamos à espera, num motor turbo 1.6 a gasóleo.
Mas por outro lado, é notória o corte em certos aspetos, de forma a garantir um preço apelativo. Vamos por partes.
(Ensaio) Hyundai Kauai CRDi 48V: Crossover M-Hybrid a gasóleo que faz sentido!
Design
Antes de mais nada, é preciso salientar que já tivemos o prazer de conduzir o Hyundai Kauai 100% elétrico, que claro, por ser elétrico, conta com uma grelha frontal fechada.
Uma decisão da equipa de design que agradou a alguns condutores, e desagradou a outros. Pessoalmente, prefiro a grelha aberta do modelo original, não só porque parece mais ‘normal’, mas também porque dá um aspeto agressivo, e sobretudo apelativo, ao automóvel.
Dito tudo isto, esta versão N-Line do HÃbrido a Gasóleo surpreende, e bem, na frente, com chegada desta versão, com um aspeto muito mais jovem, desportivo.
Assim sendo, temos aqui um pequeno crossover com linhas de design, que como opinião geral agradaram imenso e fazem todo o sentido. Afinal, até na minha opinião pessoal, acho a frente deste carro muito bem conseguida. Com uma grelha bem adjacente que oferece bastante caracter a este carro.
Já no seu interior, temos muitas semelhanças entre modelos, mas infelizmente, neste caso, com alguns acabamentos que deixam a desejar. Isto porque a utilização de plásticos duros é encontrada em quase todo o lado, onde temos de incluir o descanso do braço nas portas. Isto é algo, que infelizmente, tornou as viagens longas um pouco desconfortáveis.
Ainda assim, temos um pormenor importante a realçar neste interior, é que o controlo do sistema climático é feito através de botões fÃsicos e manÃpulos de uso fácil. Muito melhor que algumas ofertas que incluem apenas botões touch ou através do ecrã do carro.
Tecnologia
Ora bem, a tecnologia é algo sempre bem-vindo nos modelos mais recentes. Especialmente, quando falamos de ajudas tecnológicas que ajudam na condução e na segurança.
Dito isto, temos no interior um (bom) painel de instrumentos digital, com boas dimensões e ótimas cores. Ecrã esse, visivelmente superior ao do infotainment, que além de mais pequeno, também apresenta uma qualidade visual um pouco abaixo do esperado.
Pode e deve optar pelo ecrã de 10.25″, como extra. (Temos suporte a Android Auto e Apple Car Play standard)
Na condução temos vários apoios para o condutor, como o sistema de Travagem automática de emergência que deteta até peões. Temos também um sistema de manutenção à faixa de rodagem que mantém o carro centrado e não a “balançar” de linha para linha.
São apenas dois exemplos, de sistemas de ajuda, que acima de tudo, também garantem um outro à vontade na estrada, ou seja, um maior conforto, quer conduza durante muitos kms ou poucos.
Curiosamente, para quem gosta de andar fora de estrada também temos o controlo de descida automático da marca. Capaz de ajudar os condutores com menos experiência com uma travagem controlada e constante do carro nas descidas.
Performance
Ora bem, o Hyundai Kauai CDRi 48V testado conta com uma potência disponÃvel de 136 cavalos de potência e 280 nm de torque (320nm na caixa automática DCT). No nosso teste tivemos o prazer de conduzir a versão com caixa manual de 6 velocidades e a verdade é que a motorização impressionou.
Temos muita potência e muito torque à disposição com apoio do pequeno motor elétrico com o motor a diesel. Aliás, na minha experiência, a sensação é que temos um motor a diesel bem maior de baixo do capô e não o 1.6L.
No entanto, é preciso “aprender” a conduzir de forma correta para tirar todo o partido da parte elétrica deste Hyundai Kauai. Afinal de contas, o motor elétrico ajuda na aceleração, quando o carro vai “á vela” e mais importante desliga o motor a combustão nas desacelerações a partir de ~30km/h, enquanto mantem tudo a funcionar sem problemas.
Em poucas palavras, vai notar que o motor a diesel desliga bem mais cedo nas desacelerações e até algumas vezes andamento nos pisos planos. Especialmente quando escolher o modo ECO e não o modo NORMAL ou SPORT.
O resultado da ajuda elétrica num motor a gasóleo?
Ora bem, apesar do seu formato menos eficiente e mais alto que um carro este crossover mantem uns consumos de invejar. Vai facilmente rondar os 5 litros ou até menos a cada 100km mesmo numa condução menos defensiva.
Quanto aos números!
Hyundai Kauai 1.6 CRDi 48V N-Line
Preço: 31.365 €
Motor: Diesel, 1598 cc
Potência: 136 cv às 4000 rpm
Binário: 280 Nm às 1500-3000 rpm
Transmissão: Manual 6 vel.
Peso: 1415 kg
Dimensões: 4,20/1,80/1,57 m
Mala: 374 até 1156 litros
Performance: 10,3 s dis 0-100 km/h, 190 km/h Máx.
Consumo: 5 l/100 km
Emissões CO2: 135 g/Km
Segundo a Hyundai este Kauai é capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 10.3 segundos e de chegar aos 190 km/h de velocidade máxima. Contudo, estes são “Rockie Numbers” e não contam toda a história.
Afinal de contas, após conhecer o carro é possÃvel alcançar os 9.1 segundos dos 0-100km/h e até a velocidade máxima foi superada!
No entanto, para o condutor diário deste crossover a verdade é que os 10 segundos são bem mais realistas. Isto porque mesmo ao esticar as rotações, vai sentir um vazio ao mudar de primeira para segunda velocidade, algo que faz este crossover gaguejar e é onde perdemos o tal segundo. Assim, para obter o melhor resultado tem de efetuar esta passagem sem deixar totalmente o acelerador. Todo o processo fica mais suave e não encontra o tal vazio de potência que acontece se largar totalmente o acelerador.
Mas atenção, claramente que isto esforça muito mais este Kauai ao longo do tempo, especialmente a sua embraiagem.
Na condução
Dito tudo isto, a nÃvel de condução a verdade é que temos a praticabilidade de um crossover, mas com a possibilidade de muita diversão ao volante. A chegada repentina do torque do motor a gasóleo e motor elétrico, ajuda imenso em cada arranque, mas também em cada curva.
Aliás, nas serras de Sintra esta motorização, achei que esta é facilmente uma das mais divertidas de conduzir de forma dinâmica. Em suma, apesar de ser, “mais um” crossover, é um carro que garante muita segurança, mas também muito “fun”.
Hyundai Kauai – Conclusão
Em suma, tenho de dizer que este Hyundai Kauai CRDi 48V me conseguiu conquistar logo à saÃda do stand. No entanto, aos poucos, começou a demonstrar os seus pequenos pontos menos bons, e sobretudo onde existem cortes de orçamento. Infelizmente, aqui, nem tudo é um mar de rosas.
Ou seja, com a sua construção baseada maioritariamente em plástico rijos, temos uma experiência de utilização que acaba um pouco afetada. É algo que começamos a notar em viagens mais longas, tanto no lado do condutor como no lado dos passageiros. Além disso, um outro ponto negativo passa pela insonorização do veÃculo, que está longe de ser as melhores que já vimos no mercado, incluindo dentro da gama da marca.
Contudo, é importante referir que isto inclui 7 anos de garantia sem limite de quilómetros!
Se ficou curioso e quer conhecer mais pormenores e todas as variantes deste modelo, clique aqui.
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