Há um novo email que está a chegar a várias contas de Gmail e não só. De facto, nenhum endereço está a salvo. No entanto, esta ameaça parece estar a incidir sobretudo em quem tem endereços de Gmail e é fácil perceber porquê. Quer seja por termos um smartphone Android ou por necessitarmos de um serviço gratuito de correio eletrónico, todos temos Gmail. Ora isto torna-se particularmente atrativo para quem nos quer prejudicar. A mais recente ameaça está a usar o medo que as pessoas têm da variante Omicron para fazer vítimas. O que os criminosos procuram são os nossos dados pessoais através desta ameaça que nos chega ao Gmail e a outros endereços de correio.
Gmail: este email quer apanhar os seus dados! Apague já!
À medida que a nova variante de COVID-19 Omicron continua a dominar a ordem do dia, alguém se está a tentar aproveitar disto. Assim há mensagens falsas que se fazem passar por comunicações do SNS a oferecerem testes gratuitos para as pessoas evitarem eventuais restrições. Isto porque vão à bola, assistir a algum espectáculo ou a uma discoteca.
As mensagens referem que este novo teste foi especialmente desenvolvido para detetar a variante Omicron e quem o fizer vai poder viajar e fazer outras coisas sem ter de estar sempre a pedir certificados. Depois a mensagem fornece um link para as pessoas carregarem e fazerem o agendamento.
Claro que isto é mentira mas as coisas estão bem-feitas. As pessoas são convidadas a introduzir informações pessoais como os dados do cartão do cidadão. Em alguns casos são pedidas informações bancárias.
O que se pode fazer com os dados do cartão de cidadão?
Hoje em dia muita coisa. Não se esqueça que se alguém tiver todos os dados do seu cartão de cidadão vai conseguir abrir contas em operadores, contratar serviços e muito mais. É que muitas coisas conseguem ser feitas pelo telefone bastando dar a morada, contribuinte e mais.
Esta ameaça tem tido algum resultado. Sabe porquê?
Porque infelizmente se aproveita das pessoas que estão desesperadas para marcarem um teste. Ou seja, é vergonhoso.
Depois, são as pessoas que estão mais vulneráveis e precisam mesmo de um teste que têm mais apetência para caírem nestes esquemas maliciosos.
Por fim, existe muita preocupação com esta nova variante de COVID-19.
Esta ameaça foi criada em Portugal?
Não, aliás existe uma a fazer o mesmo no Reino Unido. Também promete um teste especial para a variante Omicron para não existir qualquer tipo de restrição.
Tenha muita atenção ao que recebe na sua caixa de email e até no smartphone como mensagem SMS. É que de facto os perigos estão à espreita em todo o lado. Por isso tenha muito cuidado!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!