A AMD vai fazer um all-in em Janeiro de 2022, com o lançamento dos novos Ryzen 6000 baseados na arquitetura Zen 3+, como resposta ao que a Intel andou a fazer nos últimos tempos, com os seus muito recentes Core 12000. E pelos vistos, vai também lançar uma nova geração de APUs, agora baseados nas arquiteturas Zen 3 e RDNA 2.
Estamos a falar de um processador capaz de juntar o que melhor a AMD sabe fazer no mundo da produção de chips. Ou seja, um bom CPU + um bom GPU, no mesmo exato ‘pacote’. Abram alas aos APUs Ryzen 6000 “Rembrandt”.
AMD vai ter APUs capazes de acabar com a crise em 2022!
Portanto, graças à implementação da arquitetura gráfica RDNA 2, que caso não saiba, é a mesma exata arquitetura gráfica que dá vida às consolas de nova geração, a AMD vai ter uma gama de produtos muito interessante a servir como solução à crise de placas gráficas que teima em não desaparecer.
Mas não é apenas aqui que está a surpresa! Visto que segundo novas informações, estes processadores também vão chegar com suporte à memória RAM de nova geração DDR5, bem como a PCIe Gen 4.0.
Mas voltando à potência gráfica…
Estes APUs significam o primeiro grande salto qualitativo desde o lançamento dos primeiros processadores deste tipo, em 2017, baseados nas arquitetura Zen 1 e Vega.
Ao fim ao cabo, segundo recentes leaks de informação, estes ‘meninos’ vão ser capazes de oferecer 2700 pontos no benchmark 3DMark Time Spy. O que por sua vez, significa uma duplicação da performance face ao que a AMD tinha nas prateleiras. Além disto, mete estes APUs ao mesmo nível da placa gráfica dedicada GTX 1650 da NVIDIA, que com a crise atual, chega a custar 500€ em várias lojas nacionais.
Ou seja, com o lançamento destes novos APUs, placas gráficas como a GTX 1050 Ti, RX 560, e aparentemente, até a GTX 1650, ficam agora obsoletas.
Em suma, vai ser possível comprar um destes APUs, poupar o dinheiro da placa gráfica, e acabar com mais performance do que uma consola PlayStation 4 ou Xbox One.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma excelente solução por parte da AMD? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!