Windows 11 vai ganhar duas novidades importantes!

O Windows 11 tem um novo menu de definições rápidas que substitui o centro de acção. Entretanto as notificações surgem agora acima da interface do calendário numa caixa em separado. De facto, é algo muito semelhante ao que já tínhamos visto no Windows 10x e permite ativar funcionalidades como o modo de voo sem necessidade de recorrermos às definições do sistema operativo. Vamos então olhar para as duas novidades que vão chegar ao Windows 11!

Windows 11 vai ganhar duas novidades importantes!

Neste momento se abrirmos o menu de definições rápidas no Windows 11 e dermos um clique no ícone do avião, a Microsoft desativa todas as ligações sem fios, incluindo dispositivos móveis (se disponíveis), Wi-Fi e Bluetooth.

Windows 11 duas novidades

Entretanto a Microsoft está a trabalhar numa novidade que vai tornar isto ainda melhor. Dito isto, se ligarmos manualmente o Bluetooth ou o Wi-Fi quando o modo de voo estiver ligado, o sistema operativo vai lembrar-se disto. Da próxima vez que o ativarmos ficamos com o modo de voo ativo mas com o bluetooth ou o Wi-Fi ligado.

Mas há mais uma novidade a caminho do Windows 11. É que a Microsoft vai melhorar a experiência do centro de notificações do novo sistema operativo. Isto para não perdermos nada importante.

Assim, pelo menos três notificações importantes serão agregadas e mostradas ao mesmo tempo.

As notificações importantes vão-se aplicar a chamadas, reminders, alarmes e outros pormenores importantes a que convém darmos atenção de imediato.

Muitas novidades a chegarem em 2022

O Windows 11 vai ter direito a muitas novidades em 2022 e algumas delas até já estão a chegar ao canal de desenvolvimento que é sobretudo dirigido a testers. Ora a Microsoft disponibilizou recentemente o Windows 11 Build 22509 com melhorias para o menu Iniciar, barra de tarefas e mudanças no painel de controlo. Para além disso, a nova build do Windows 11 inclui o WinUI e outras mudanças de design para várias páginas. No entanto, o antigo painel de controlo ainda está presente no sistema operativo juntamente com as definições, apesar de existirem algumas alterações. Ainda assim, o painel foi atualizado com cantos redondos para se adaptar ao aspeto do Windows 11 e outros pormenores desapareceram mesmo. O mesmo com os ícones que também foram modificados. É o final para algumas secções históricas do sistema operativo e que estão presentes há varios anos.

Windows 11 Build 22509 mata algo histórico no sistema operativo

Seja como for o objetivo é mudar-se tudo e existe uma estratégia a longo prazo de passar todos os pormenores do sistema operativo para o novo design do Windows 11. No entanto, isto nem é uma coisa que começou agora.

Este é o novo ecrã do Windows 11. Fonte: WindowsLatest.

De facto, esta estratégia teve início quando a Microsoft começou a redireccionar a configuração e as informações de sistema do Painel de Controlo para as definições. Esta transição continua passo a passo e muitas das opções avançadas ainda não foram migradas. O Windows 11 Build 22509 ou a versão 22H2 é mais um passo neste sentido. Dito isto, podemos encontrar as definições avançadas de partilha numa nova página na app de definições do Windows.

Este é o aspeto do ecrã anterior. Fonte: WindowsLatest

Também temos melhorias na página de Impressoras e Digitalizadores. Deste modo, mostra agora mais informações úteis e que nos podem ajudar a resolver eventuais problemas.

Estas podem não ser grandes modificações. Ainda assim são necessárias para acabar por completo com o Painel de Controlo.

A grande questão é que a Microsoft considera e muito bem que o Painel de Controlo e a app de Definições duplicam muitas funções e podem ser confusas para novos utilizadores.

Este trabalho não começou no Windows 11 e já tínhamos visto algumas mudanças no Windows 10, sobretudo nas versões maios recentes.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também