Para garantir que as estradas são seguras, a Coreia do Sul está a planear implementar um sistema de VR, para fazer testes de condução virtuais aos cidadãos que queiram revalidar a sua carta de condução. Onde claro está, primeiramente vamos ter os mais idosos.
Realidade Virtual para tirar carta de condução! Boa ideia?
Portanto, a Korean National Police Agency quer implementar um novo sistema que permita perceber se a população mais velha continua capaz de conduzir nas estradas do país, com planos para começar este novo tipo de teste já em 2025.
Mas como é que tudo isto irá funcionar? Como é que o VR irá ajudar a determinar a capacidade de condução?
Pois bem, o teste que deverá ser implementado na Coreia do Sul é muito similar ao que várias clínicas de demência já utilizam no dia a dia. Assim, o teste vai testar capacidade cognitiva, memória, e claro, a agilidade no exercício da condução.
Já existem 2 testes protótipo, um de dia na autoestrada, e outro de noite, também ele na autoestrada. Ambos os cenários contam com 3 acidentes inesperados, onde temos de incluir um cão a correr para a frente do carro, um outro condutor a meter-se à frente, e finalmente, a entrada de um camião numa interseção.
Atualmente, na Coreia do Sul, a chance de ter um acidente, se tiver mais de 65 anos, é 1.86x superior, face às faixas etárias mais baixas. Além deste número, são acidentes normalmente mais mortais. Isto é um problema grave, porque nos últimos anos, o número de idosos ao volante aumentou de 1 milhão, para 3 milhões.
Em suma, parece ser uma metodologia de teste interessante, apesar de existir sempre a discussão Real vs Virtual. Ao fim ao cabo, a resposta e nervosismo da pessoa nunca será o mesmo num ambiente de teste, em que nada lhe irá acontecer, ou na estrada, onde qualquer erro poderá significar um acidente.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Gosta da ideia? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!