Windows 11 acena a bandeira branca ao Google Chrome!

A Microsoft tem estado envolvida em algumas controvérsias com o Windows 11, sobretudo pela dificuldade em alterar o browser por defeito. É que basicamente é arroz, ou melhor, Edge todos os dias. Agora e depois de algum feedback menos positivo por parte dos utilizadores eis que a Microsoft resolveu mudar as coisas e tornou mais fácil a alteração do browser. Mas afinal o que muda na relação do Windows 11 com o Google Chrome?

Windows 11 acena a bandeira branca ao Google Chrome!

O site Deskmodder revelou que o Windows 11 Build 22509 tem um novo botão nas definições que permite definir, com facilidade, o browser por defeito. É verdade que pode não ser tão simples como o fazermos através do navegador. No entanto é melhor do que o método anterior. No entanto, esta novidade não impediu outras medidas por parte da Microsoft.

O site Neowin descobriu que quando abre a página de downloads do Chrome no Microsoft Edge Canary pode aparecer uma mensagem a dizer que esse browser é muito 2008. Ou seja, o objetivo é que se mantenha no Chrome porque o outro browser é velho. Para além disso, não há uma forma de esconder a mensagem.

Microsoft Edge Google Chrome

Mas esta não é a única mensagem que o Edge disponibiliza. De facto, há outra. A segunda mensagem é mais soft e diz que o Edge baseia-se na mesma tecnologia do Chrome com a confiança acrescida da Microsoft. Entretanto alguns sites tentaram reproduzir essa mensagem mas não foi possível.

Até é possível que a Microsoft acredite que o Edge se porta melhor do que o Chrome. No entanto a forma de o anunciar pode ser um pouco agressiva.

Para além desta medida a Microsoft já tenta evitar que os utilizadores descarreguem outro browser, caso utilizemos o Bing.

É que quando o fazemos aparece logo um grande banner de publicidade.

Mas o Edge é assim tão bom?

Sinceramente acho que a Microsoft não precisava de tanto para levar à utilização do Edge. É que ele está realmente bom e funciona muito bem. Para além disso tem a vantagem de ser compatível com as extensões do Edge. Entretanto tem também algumas tecnologias que garantem uma proteção mais avançada contra determinadas ameaças que podem estar escondidas nos sites.

Ou seja, não há necessidade de uma publicidade tão agressiva para conquistar os utilizadores. Seja como for, por vezes, a concorrência leva a isso.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também