GeForce RTX 40: Vão chegar mais cedo que o esperado! – Estamos a chegar ao fim de 2021, e como tal, quem ama tecnologia, já começou a olhar para o que vem a seguir. Ou seja, as novas gerações de produtos! Onde claro está, temos de incluir as sempre famosas placas gráficas, que infelizmente, em 2020 e 2021, foram dos produtos mais raros, e mais irritantes do mercado.
Pois bem, tanto a NVIDIA como a AMD já estão em fases muito avançadas do desenvolvimento da sua nova geração de placas gráficas. Tão avançadas, que segundo o que tudo indica, a NVIDIA teve de meter um pé no acelerador. Isto, para não deixar a rival chegar ao mercado primeiro.
NVIDIA GeForce RTX 40: Vão chegar mais cedo que o esperado!
Portanto, segundo o ‘leaker’ RetiredEngineer, a NVIDIA já começou a preparar o lançamento das novas RTX 40, junto das parceiras. Ou seja, o lançamento pode vir a acontecer antes do esperado, quem sabe, até antes do lançamento da AMD, que até aqui, julgava-se ser a mais avançada das duas gigantes deste mundo.
Curiosamente, até pode acontecer um lançamento das RTX 40 na mesma altura em que o Ethereum vai finalmente mudar para a sua versão 2.0, trocando o molde PoW pelo PoS. Assim, com menos procura no mundo do mining, e mais stock de produto, podemos, finalmente, ver aqui um lançamento de sucesso, capaz de meter um sorriso no rosto dos entusiastas, e ademais gamers do mundo dos PCs.
Entretanto, segundo as novas placas gráficas, sabemos que vamos ter a arquitetura Ada Lovelace a servir como base, com todos os GPUs a saírem das linhas da TSMC, de 5nm, em vez das linhas de 8nm da Samsung. Ou seja, é inegável que a NVIDIA teve de avançar com um cheque chorudo, para ter acesso a estas linhas, o que pode significar um aumento significativo no preço recomendado de cada placa de nova geração. Mas isso, ainda é muito cedo para saber.
Quanto à performance em si, estamos à espera de um aumento acima dos 200%!
Na nova geração, vamos ter o GPU mais poderoso (AD102) a contar com 18432 núcleos de processamento CUDA a 2.5 GHz. Ou seja, um aumento muito agressivo na contagem de núcleos, visto que o atual GPU GA102 (RTX 3090) conta com 10496 núcleos de processamento. Sim, a contagem de núcleos não é o dobro, na nova geração, mas com as melhorias arquiteturais, e mudança para os 5nm, vamos ter um potência computacional à volta dos 90 TFLOPs. Não é mesmo brincadeira nenhuma.
Por fim, quanto à data de lançamento, ainda não existem datas previstas, mas eu apontaria para o terceiro trimestre de 2022.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Estava à procura de uma placa gráfica? Talvez seja boa ideia esperar. Comprar uma placa em 2021 é um pesadelo, caro, e pelos vistos, a nova geração está mesmo aí à porta. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!