A AMD tem crescido de uma forma fantástica, desde que lançou os primeiros processadores Ryzen, no agora distante ano de 2017, isto não é novidade para ninguém. Mas destronar a Intel em vários mercados? Isso seria uma missão que muitos de vocês diriam que seria quase impossível.
Pois bem, parece que até no mundo automóvel, a AMD está a ter bons resultados, ao mesmo tempo que “dá um chuto no rabo” da velha rival Intel. Ao fim ao cabo, depois de um princípio de acordo entre a Tesla e a AMD, para o desenvolvimento e produção de SoCs, agora surge a informação de que a Tesla está satisfeita com os produtos, e como tal, está agora pronta a trocar os chips da Intel, por novos SoCs da AMD.
A Tesla também vai trocar a Intel pela AMD
Portanto, mais concretamente, estamos a falar do Tesla Model Y, que até agora utilizava chips Intel, mas a partir de um futuro breve, vai passar a usar CPUs AMD. Bem… Isto não é bem verdade, visto que na Computex deste ano, a Tesla já apresentou novos modelos Model S e Model X equipados com APUs Ryzen, ou seja, um chip que engloba um CPU e um GPU (CPU Zen 2/3 + GPU RDNA 2).
Curiosamente, o Model 3 é agora o único veículo da fabricante Norte Americana, que não usa hardware AMD.
Caso não saiba, a AMD é já a terceira escolha da Tesla, depois desta já ter trabalhado com a NVIDIA e com a Intel. Afinal, a NVIDIA equipou os primeiros modelos produzidos pela fabricante automóvel, sendo posteriormente substituída pela Intel, que entrou de rompante com processadores Atom. Agora, tudo indica que o objetivo da Tesla é meter hardware AMD em todos os seus veículos de 4 rodas.
Porquê a mudança?
Apesar de ser perfeitamente legítimo trocar a Intel pela AMD, existem algumas questões no ar. Ao fim ao cabo, a AMD depende quase inteiramente da TSMC, e das suas linhas de 7nm, para a sua produção. E como deve saber, a produção está pelas ruas da amargura. Ao contrário da AMD, a Intel tem as suas próprias linhas, por isso, consegue ter um controlo um pouco maior daquilo que sai e é enviado para as parceiras.
No entanto, parece que a Tesla decidiu arriscar um pouco, apostando na performance e eficiência energética. Ao fim ao cabo, os APUs AMD utilizados nestes carros têm potência suficiente para correr The Witcher 3 ou Cyberpunk 2077, apresentando uma potência muito similar à da PS5.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É uma boa troca? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!