O TWRP que talvez conheça por TeamWin Recovery Project é um sistema de recuperação personalizado que é muito útil quando se quer instalar uma ROM personalizada ou um kernel. Já existe há vários anos. De facto, lembro-me quando ainda brincava com ela com os smartphones iniciais da Huawei e fazia diversas alterações para ter mais desempenho. Agora eis que há uma nova versão que chega quase um ano depois da última. Dito isto, o TWRP 3.6 tem novidades e logo à partida um suporte total para os equipamentos que estão a correr o Android 11.
TWRP 3.6 chega com o Android 11 e uma instalação mais rápida
Até agora utilizar o TWRP para instalar outras ROMS em equipamentos que têm partições A/B era muito complicado. Primeiro tinha-se de arrancar num determinado modo através de um comando fastboot e depois tinha-se de fazer a instalação através de outro comando. Agora com o TWRP 3.6 tudo é muito mais simples.
Dito isto, temos uma nova opção que permite fazer tudo de uma forma bastante mais simples. Para além disso também lida melhor com as partições dinâmicas. Isto vai evitar que hajam falhas e outros problemas mais sérios em alguns equipamentos. Entretanto até tem a opção de desmontar todas as partições dinâmicas para a resolução de problemas.
Para além das novidades o novo TWRP adiciona o suporte para mais dispositivos. Assim na lista estão o Redmi Note 10/Pro, Google Pixel 5, OnePlus 8T/9/9 Pro e ASUS ROG Phone 5/5s.
É verdade que a equipa responsável por esta ferramenta levou quase um ano para suportar o Android 11. No entanto isto não deve voltar a acontecer com o Android 12. É que as alterações principais já estão implementadas. Isto vai tornar tudo mais rápido.
O novo TWRP pode ser descarregado aqui.
Entretanto para quem quer experimentar novas ROMS e fazer outras brincadeiras com o smartphone vale mesmo a pena atualizar para a última versão. Especialmente para quem está no Android 11.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!