O terceiro trimestre do ano significou uma queda de 6.8% na venda de smartphones a nÃvel global. Uma queda que felizmente não foi maior, graças ao grande sucesso do lançamento da nova gama iPhone 13 por parte da Apple.Â
Ainda assim, é a Samsung que lidera o mercado! Logo a seguir temos a Apple, e numa terceira posição, temos a Xiaomi, que até aqui, aproveitou sempre muito bem a crise de produção, para ganhar espaço entre as ‘gigantes’.
Escassez de chips fez com que o mercado de smartphones encolhesse
Portanto, estes dados chegam-nos a partir da Gartner! Que nos chega com um novo estudo de mercado, onde fica novamente aparente que a oferta é demasiado escassa para à incessante procura por parte dos consumidores.
Ainda assim, com a crise de produção a fazer das suas, parece que os consumidores se começaram a virar mais para os aparelhos de gama alta. Uma boa notÃcia para as fabricantes, visto que estes aparelhos contam com uma maior taxa de lucro, relativamente à gama média ou gama baixa.
A Samsung safou-se bem com o Z Fold 3 e Z Flip 3!
Olhando para o topo da tabela, a Samsung conseguiu meter 69 milhões de aparelhos, ficando assim na primeira posição. Algo que parece ter tido uma grande ajuda dos seus mais recentes dobráveis.
Entretanto, para fechar o top 3, temos a Apple com 48 milhões de aparelhos vendidos, seguida de perto pela Xiaomi com 44 milhões de aparelhos a voar das prateleiras.
Esquecendo as ‘big 3’, temos ainda a Vivo na quarta posição, e finalmente a Oppo, que continua a sua expansão europeia em 2021.
Em suma, enquanto 2020 deu um bom boost ao mundo dos smartphones, com um significativo aumento da procura. 2021 parece estar a sofrer com o impacto do confinamento do ano passado, especialmente no campo da produção e cadeia de distribuição.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!