Design do novo Windows 11 está a chegar a mais aplicações!

Um dos grandes atrativos do Windows 11 é sem dúvida o novo aspeto gráfico. Tem o nome de código Mica e dá às apps uma aparência mais translúcida. É verdade que pode puxar um pouco mais pelo sistema. Seja como for vale a pena. Para além disso com o tipo de especificações que temos atualmente isto não será um problema. Agora e depois de estar totalmente implementado no novo sistema operativo eis que o design do Windows 11 vai chegar a mais aplicações.

Design do novo Windows 11 está a chegar a mais aplicações!

O novo design Mica é tipicamente visível no modo escuro e alinha a cor de fundo das aplicações do Windows com o ambiente de trabalho e cria uma “hierarquia de cores” translúcida. A empresa diz que o efeito Mica não causa problemas de desempenho e pode distinguir entre múltiplas instâncias abertas das mesmas ou múltiplas aplicações.

Dito isto, a Microsoft já atualizou aplicações importantes como o Edge, Filmes e TV, MS Paint, Snipping Tool, Fotografias, Calculadora e outra. Agora e como parte da próxima atualização do Windows 11 (pode ser uma atualização de funcionalidades ou cumulativa), a Microsoft está a planear expandir fortemente o Mica.

Por exemplo, numa versão preview, a Microsoft atualizou silenciosamente a barra de títulos de algumas aplicações UWP, como o Feedback Hub. A barra de títulos já está meio transparente e outros pormenores também. Como referi acima a Microsoft diz que este sistema de design não atrasa o computador e de facto parece ocupar muito menos recursos em comparação com o Aero Glass.

Entretanto a Microsoft também está a trabalhar num novo design para as aplicações do Office, incluindo Word, PowerPoint, Excel, Outlook e Notepad. Este design está a ser alinhado com o lançamento para todos do Windows 11.

No entanto nem tudo são boas notícias para o novo Windows 11. É que uma falha de segurança muito grave descoberta durante o passado fim de semana e que afeta todos os sistemas operativos Windows 10 e 11 já está a ser explorada e a deixar muitos utilizadores em risco. Isto é sem dúvida um grande perigo já que esta vulnerabilidade pode fazer com que uma pessoa se torne administradora da nossa máquina. Isto significa o acesso a tudo o que temos e muito mais! Pode ler mais sobre isto aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também