Farming Simulator 22 (Análise PS5)

Mais um ano, mais um Farming Simulator. A ultima entrada desta série que analisei foi o FS19, que na altura achei ser um simulador bastante competente, completo e focado. Isto claro, para quem gosta deste tipo de jogo.

Afinal, não se engane, isto não se trata de um Stardew Valley ou de um Animal Crossing (as mecânicas de agricultura nesses jogos são simplificadas e o foco da experiência é outro). Ou seja, FS sempre foi um simulador hardcore da sensação de ser um fazendeiro.

O que levanta uma questão. Será que FS22 acrescenta ainda mais aquilo que já era uma experiência bastante completa? Vamos descobrir com esta análise.

Principais diferenças FS19 vs FS22

  • Novas opções de cultivo: Infelizmente as alterações neste departamento não são tão significativas como alguns gostariam. Temos agora, por exemplo, a opção de cultivar azeitonas, uvas e sorgo. A verdade é que se na altura adquiriu os DLC para FS19, a diferença é mesmo muito pouca.
  • Novos mapas: Como seria de esperar, existem três mapas iniciais que podemos escolher, um nos Estados Unidos da América e dois na Europa. As paisagens são inspiradas tanto no countryside francês como no Suíço.

Black Friday 2021: Saiba como não se deixar enganar!

  • Novo motor de jogo: Uma das mudanças mais significativas é sem dúvida o novo motor de jogo. FS22 corre na GIANT engine 9, para além das melhorias nos visuais, som e física de objetos, temos também a muito necessitada atualização da AI (a minha maior queixa em relação a FS19 era o facto de não ser possível confiar na AI para automatizar a nossa quinta). Este motor também parece ter permitido uma melhor otimização para a PS5, isto porque a performance é bem melhor do que FS19 (PS4).
  • Mudanças de clima: Algo que ainda só existia através de mods (exclusivo para PC). Foi agora adicionado ao jogo de forma oficial. Para mim isto é uma das alterações mais importantes, num jogo sobre agricultura, as mudanças de clima (humidade, vento, temperatura, etc) acrescentam um nível mais elevado de imersão.
  • Novos edifícios: Para além do sistema de construção ser bastante mais intuitivo do que FS19, temos a adição de armazéns, estábulos e talvez o mais interessante, as estufas. Isto cria uma dinâmica muito importante visto que temos agora também de nos preocupar com as mudanças de clima.
  • Criação da personagem: Uma adição tão simples mas que nunca tinha marcado presença num Farming Simulator. Temos agora a opção de criar a nossa própria personagem num sistema até bastante completo (para um jogo que não é um RPG).

Performance/Gráficos

Como referi, FS22 corre na nova GIANT engine 9, o que por sua vez permitiu uma melhor otimização do jogo, pelo menos para a PS5.

A nível gráfico é uma boa melhoria (não tão grande como esperava para um jogo na nova geração de consolas), especialmente no que toca à iluminação e nas texturas. Isto infelizmente não quer dizer que o jogo esteja isento de problemas ou que corre impecavelmente. Afinal, apesar de não serem tão comuns, as quedas de frames ainda estão presentes e tornam-se mais frequentes consoante a quantidade de itens que estão a ser renderizados (quanto maior a nossa quinta, pior a performance).

Conclusão

Em suma, no que toca ao acréscimo de novo conteúdo, a diferença é pouca entre FS19 + DLCs e FS22.

Felizmente isso também quer dizer que existe espaço para crescer! Como? Com possíveis DLCs que serão lançados para esta nova entrada. Isto, juntamente com o novo motor de jogo, melhoramentos na AI e na qualidade das interfaces, leva-me a recomendar FS22 a qualquer fã da série ou novato que queira calçar as suas botas de fazendeiro pela primeira vez.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Gonçalo Henriques
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miúdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que até aí já sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixão.

Leia também