Já sabemos quase tudo acerca da nova gama de smartphones Galaxy S22 da Samsung… À exceção de um dos detalhes mais importantes, e na verdade, interessantes. O SoC!
Será que a nova gama de smartphones Samsung, ou pelo menos a versão ‘Ultra’, vai contar com o SoC Exynos 2200? Que por sua vez conta com um novo GPU da AMD, baseado na arquitetura RNDA2?
Galaxy S22 vai ter upgrade AMD ou não? Como vai ser?
Portanto, segundo os planos que já chegaram à Internet, a Samsung vai apostar no SoC Exynos 2200, em 20 dos modelos planeados para lançamento global no próximo ano. (Isto também inclui tablets.)
Um SoC que deverá ‘corrigir’ um dos maiores defeitos dos processadores de design próprio da gigante Sul Coreana! Visto que até aqui, os SoC Exynos sempre deram uso a um GPU Mali, enquanto os SoC da Qualcomm apostam nos muito mais rápidos GPUs Adreno. É um pequeno componente, que acaba por fazer muita diferença, em várias áreas, como é o processamento de imagem.
É por isso que existe tanto entusiasmo à volta do Exynos 2200, ao fim ao cabo, com a parceria com a gigante AMD, a Samsung é capaz de meter as mãos num ‘know-how’ simplesmente fabuloso no mundo gráfico! Afinal, estamos a falar da AMD, responsável pelo GPU da PS4, Xbox One, PS5 e ainda as Xbox Series S e Series X, e claro, da gama de placas gráficas Radeon RX.
Assim, muito resumidamente, a integração da arquitetura gráfica RDNA 2, num SoC mobile, pode abrir as portas a um novo mundo de performance, e claro, a funcionalidades inovadoras como o Ray-Tracing!
No entanto, segundo o que tem vindo a público, a Samsung também vai continuar a apostar forte nos processadores da parceira Qualcomm.
Ao fim ao cabo, segundo o que chegou muito recentemente à Internet, e como dissemos em cima, a Samsung vai lançar um total de 64 aparelhos em 2022. 31 destes vão ser baseados em SoCs Qualcomm, enquanto 20 vão ser baseados em SoCs Exynos, e por fim, 14 vão receber processadores da MediaTek.
Obviamente, dentro destes 20 aparelhos, nada garante que todos sejam baseados no mais recente Exynos 2200. Por isso, é ainda um pouco claro, que tipo de aposta a Samsung irá fazer neste tão esperado SoC.
Além disso, parece bastante percetível, que a gigante Sul Coreana não tem ainda muita confiança no seu poder de produção, para apostar forte e feio nos seus novos e renovados processadores Exynos. Em suma, parece que ainda vamos ter de esperar mais um pouco, até ver uma Samsung a apostar tudo o que tem, na sua própria tecnologia.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Quer ver o Exynos 2200 na gama Galaxy S22? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!