Instagram: se está com problemas tem de abanar o smartphone!

O Instagram é provavelmente uma das redes sociais mais utilizadas da atualidade. Até mais do que o Facebook. Assim, a Meta (antigo Facebook) está a apostar tudo nesta plataforma com novas funcionalidades. Dito isto, eis que ficámos a conhecer mais duas. Uma é mais interessante do que a outra. Isto porque se tiver problemas no Instagram tem de abanar o smartphone.

Instagram: se está com problemas tem de abanar o smartphone!

Foi o responsável pelo Instagram, Adam Mosseri que partilhou esta novidade num pequeno vídeo. Em primeiro lugar a app para iOS e depois a versão Android vão oferecer a possibilidade de remover fotos individuais de um carrousel. A segunda é bastante mais interessante. Chama-se “Rage Shake” ou em português abanar de raiva. A nova função que chega ao Android e iOS é para se utilizar quando alguma coisa não estiver a funcionar. Assim, basta abanarmos o smartphone e vai abrir uma caixa de diálogo com um botão para reportar problemas na App. No entanto pode desativar esta função no mesmo local.

É sem dúvida engraçado quando as aplicações para dispositivos móveis ou os próprios sistemas operativos adicionam este tipo de funções. Abanar para fazer alguma coisa. Por exemplo, os iPhones permitem voltar atrás na introdução de texto quando se abana o smartphone. Isto apesar de ter surgido outro método de ativação para o mesmo efeito com o lançamento do iOS 13 em 2019.

Entretanto há outra novidade que também chegou.

Os perfis falsos têm sido sempre uma grande dor de cabeça para quem gere as redes sociais. De facto, são milhares de contas que na realidade não pertencem a uma pessoa mas sim a sistemas que apenas querem espalhar publicidade e em alguns casos ameaças informáticas. É por esse motivo que o Instagram está a tomar medidas e agora está a solicitar aos utilizadores que façam selfies vídeo para confirmarem a identidade. E curiosamente este sistema já está totalmente implementado. De facto, algumas contas portuguesas já tiveram de fazer isto para continuarem a utilizar o Instagram.

Instagram obriga a selfies vídeo para verificar a identidade

Mas o que acontece com as selfies vídeo? A empresa responsável pelo Instagram, a Meta, diz que estas selfies vídeo nunca estarão disponíveis no Instagram. Ficam num determinado local seguro e apagam-se em 30 dias. Para além disso, também nos garantem que não serão recolhidos quaisquer dados biometricos nem será utilizada a tecnologia de reconhecimento facial da empresa. Agora e o que muitas pessoas estão a questionar é se será realmente assim. É que nem sempre as coisas correram bem com o Facebook ao nível da privacidade.

Instagram selfies vídeo

Seja como for o Instagram pede às pessoas para criarem um pequeno vídeo clip mais tarde utilizado pelos algoritmos de inteligência artificial da empresa para confirmar se somos uma pessoa real. Para este vídeo temos de virar a cabeça em diferentes direcções. É isto que ajuda a confirmar se é uma pessoa real ou não.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também