Chrome 96: já pode ativar o modo Windows 11! Veja como

O Chrome 96 chegou a alguns dias e veio com novidades interessantes, sobretudo para quem utiliza este browser no computador. Uma delas trata-se de uma flag, ainda experimental, que faz com que o browser da Google pareça uma aplicação nativa do Windows 11. É que a nova geração do Windows foca-se sobretudo nos cantos redondos, em pequenas mudanças de design e num efeito de transparência chamado Mica. Vamos explicar-lhe como pode ativar o modo Windows 11 no Chrome 96.

Chrome 96: já pode ativar o modo Windows 11! Veja como

Assim que ativarmos esta flag no Windows 11 ficamos a ter os cantos redondos no menu principal, um menu de contexto para a página web e um menu para a barra de separadores. Tudo isto está presente no Chrome 96. Uma coisa é certa, fica uma app muito mais nativa.

Chrome 96

Este aspeto visual está disponível tanto para o Windows 10 como para o Windows 11. No entanto, tem de ser ativado de forma manual. Para isso tem de abrir o Chrome://flags. Depois procure por Windows 11. A seguir ative a flag experimental. A seguir relance o browser.

Como é possível ver nas capturas de ecrã partilhadas pelo site Windows Latest, há muitos elementos de design já integrados. No entanto, serão ainda mais nas próximas semanas e versões. Não existe ainda é uma data para estas modificações estarem disponíveis para o público em geral.

Chrome 96

Entretanto e para além da novidade de que falei acima do Chrome 96, há outras que não estão diretamente relacionadas com o Windows 11.

Cache no voltar e avançar

A primeira grande alteração para desktop diz respeito à forma como o Chrome lida com os botões de voltar ou avançar. Por vezes podem não funcionar muito depressa quando se tratam de sites bastante pesados. O Chrome 96 utiliza uma nova cache que guarda automaticamente as páginas pelas quais navegámos no computador. Por um lado pode utilizar mais RAM. No entanto, por outro, torna tudo mais rápido. Se isto é uma novidade para os PCs, não é para os dispositivos móveis. No caso destes está presente desde o Chrome 86.

Melhorias nas apps progressivas

As apps progressivas baseadas na web estão cada vez mais parecidas com as aplicações independentes. No entanto, há coisas que ainda não estão perfeitas. Seja como for o Chrome está a melhorar isto e a facilitar, não só a utilização, como o próprio funcionamento.

Opção de modo escuro por site

Como foi detetado pelo Redditor Leopeva64-2, a Google adicionou uma função à versão estável da Google que permite definir o dark mode por site, em vez de ser uma decisão global.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também