Como deve saber, visto que jĂĄ o noticiĂĄmos algumas vezes, a NVIDIA vai lançar 3 ou 4 novas placas na CES 2022 (Janeiro), de forma a fazer um pequeno ‘refresh’ Ă sua gama RTX 30 de placas grĂĄficas.
No entanto, no meio deste lote, temos tambĂ©m uma placa muito, mas mesmo muito, curiosa… A RTX 2060! Com o mesmo exato GPU do lançamento, em Janeiro de 2019, mas agora, com uma gigantesca capacidade de memĂłria de vĂdeo! 12GB de memĂłria GDDR6. Para quĂȘ? A placa Ă© sequer capaz de dar uso a esta quantidade de memĂłria? Provavelmente nĂŁo. AliĂĄs, a RTX 3060 com 12GB de memĂłria tambĂ©m jĂĄ nĂŁo fez grande sentido, hĂĄ alguns meses atrĂĄs.
Mas vamos por partes.
NVIDIA vai mesmo apostar numa RTX 2060 com 12GB! Mas para quĂȘ?
Portanto, a NVIDIA parece estar a adorar voltar a meter a RTX 2060 no mercado, como se fosse uma tåbua de salvação no meio da confusão que foi a loucura do mining, e também a crise de produção de semicondutores.
Uma estratĂ©gia que vai ser repetida no inĂcio de 2022, com algumas das parceiras da gigantes das placas grĂĄficas jĂĄ a tratarem dos registos de vĂĄrios modelos junto da ECC. Como Ă© o caso da Gigabyte, que acabou de registar 4 modelos diferentes da RTX 2060 12GB.
O que significa o regresso da RTX 2060?
à basicamente a prova que o mundo tecnológico estå mesmo a passar por uma crise nunca antes vista, no lado da produção.
Ao fim ao cabo, a NVIDIA estĂĄ a produzir o mĂĄximo de placas de 8nm, que consegue, nas linhas da Samsung. Mas os problemas sĂŁo tantos, na escassez de material, e tambĂ©m no facto de a Samsung ter problemas sĂ©rios nos ‘yields’ (que por sua vez vai voltar a atirar a NVIDIA para os braços da TSMC…).
Que a responsĂĄvel pelas placas GeForce RTX voltou-se para o velho processo de 12nm da parceira TSMC. Mas isto tambĂ©m levanta uma questĂŁo… PorquĂȘ a RTX 2060 e nĂŁo uma RTX 2080 ou uma RTX 2080 Ti? Bem, porque a RTX 2060 Ă© menos complexa, e por isso, Ă© mais fĂĄcil de produzir. AlĂ©m disso, nĂŁo sendo uma portentosa do mining, Ă© tambĂ©m uma placa que nĂŁo deverĂĄ chamar muito a atenção dos sempre chatos miners.
No entanto, na parte do mining, parece que hå existem vårios interessados nestas novas placas. Por isso, a estratégia pode vir a sair furada neste campo. Ao fim ao cabo, esta placa deve oferecer uma performance muito similar à RTX 3060 no mining de Ethereum.
Entretanto, Ă© esperado que a RTX 2060 com 12GB de memĂłria chegue Ă s prateleiras a mais ou menos 300âŹ. Sim… Ă esperado… Mas quando a RTX 2060 ‘normal’, estĂĄ entre os 500 e os 550âŹ, dizer 300⏠é mesmo muito arriscado.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!