É curioso mas há cada vez mais mensagens perigosas que parecem apontar sobretudo à s contas Gmail. No entanto isto não é estranho. Programa-se um domÃnio e depois há um sistema que vai adicionando letras e números e fazendo os envios aleatoriamente. O objetivo é sempre enganar o maior número de utilizadores possÃvel. A nova ameaça consiste em algo conhecido por Bait attacks. E há algo muito curioso sobretudo porque se trata de uma mensagem enviada para o Gmail que não tem nada, mas ainda assim consegue enganar as pessoas!
Alerta: se utiliza o Gmail apague esta mensagem agora mesmo!
Este ataque foi descoberto pela equipa de segurança da empresa Barracuda. São emails realmente simples. Dito isto, apenas têm na linha do assunto algo como Olá ou Hi. E isto acreditem ou não é o suficiente para atrair as vÃtimas!
Quanto abrimos a mensagem não está lá nada. Isto dá a entender que apareceu algum erro no envio ou que algo está em falta. Depois as pessoas acabam por responder a isto. Acredito que estivessem a pensar que ninguém vai cair nisto. O problema é que é exatamente o contrário. As pessoas têm tendência a responder e respondem mesmo!
Apesar destes emails parecerem inofensivos assim que respondemos estamos a dizer ao sistema que os enviou que a nossa conta existe mesmo. Para além disso e uma vez que respondemos estes emails mais dificilmente serão bloqueados, posteriormente, mesmo que contenham spam.
Isto é mais ou menos como aquelas chamadas ou mensagens que recebemos de um número estranho. Não atendemos e depois retornamos.
Seja como for depois de respondermos à mensagem inicia-se um diálogo que na maioria dos casos só serve para nos roubar dinheiro.
Dos últimos Bait attacks, 90% foram enviados para contas Gmail. De facto, quem utiliza este serviço de email tem de estar alerta para não responder a estas mensagens.
Entretanto para tentarem perceber o funcionamento a empresa de segurança respondeu a uma destas mensagens e em menos de nada tinham outra a solicitar 389 Euros devido a uma compra de um software. Assim para resolverem a situação tinham de contar um determinado número.
Os tipos de esquemas que utilizam call centers falsos estão a aumentar a olhos vistos e são negócios muito lucrativos. Os especialistas da empresa Proofpoint estimam que mais de 60 milhões de pessoas tenham pedido dinheiro devido a estes esquemas.
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