Seagate vai mesmo apostar em Discos Rígidos (HDD) NVMe!

Em junho, ficámos a saber que a especificação que rege o standard NVMe iria dar as boas vindas a drives mecânicas, na versão 2.0! Sim, drives mecânicas, ou seja, os conhecidos discos rígidos (HDD), que tão depressa têm desaparecido para dar espaço aos cada vez mais populares SSDs.

Pois bem, a Seagate quer levar o disco rígido para uma nova era, e como tal, quer lançar drives capazes de suportar a mais recente interface NVMe. Primeiramente, não pela velocidade, mas sim por outras vantagens, que para alguns utilizadores, podem ser igualmente importantes.

Seagate vai mesmo apostar em Discos Rígidos (HDD) NVMe!

Portanto, a Seagate fez muito recentemente, o primeiro demo relativo à implementação da tecnologia NVMe 2.0 nos ‘velhinhos’ HDD. Uma demonstração que não foi apenas “para Inglês ver”, nada disso. Afinal, os primeiros produtos com suporte à tecnologia vão chegar às prateleiras algures em 2024. Mas isto faz sentido? Usar uma drive lenta, numa interface super rápida? Aparentemente sim! Especialmente no mundo dos servidores.

Pois bem, o uso da interface NVMe não vai de maneira nenhuma aumentar a velocidade de uma drive mecânica atual. Mas vai diminuir os custos de produção, o que por sua vez, poderá influenciar o preço final de cada drive. Com preços mais baixos, o HDD vai novamente ganhar uma vantagem relativamente aos cada vez mais populares SSDs, especialmente no campo do armazenamento puro e duro.

No futuro, a velocidade também pode ser uma chave!

Se quisermos velocidade a sério, temos de olhar para o mundo dos SSDs. No entanto, se tivermos em conta drives HDD com multi-atuador, estamos imediatamente a olhar para uma solução capaz de reter todas as vantagens de um disco mecânico, ao mesmo tempo que começamos a olhar para níveis de velocidade bastante mais apelativos.

Nesta altura, o NVMe vai servir para muito mais que apenas uma simples redução nos custos de produção, e aumento da praticabilidade no lado do cliente.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também