Gmail: atenção a esta nova ameaça! Verifique agora a sua caixa!

Há um novo perigo para os utilizadores! Trata-se de uma nova ameaça que está a ser principalmente recebida em muitos endereços Gmail, embora isto possa afetar qualquer pessoa. Basicamente somos informados que fizemos uma compra (que obviamente não fizemos) como um bilhete para um concerto que vai decorrer nos próximos dias e a única forma de resolvermos o problema é ligarmos para um número. É nessa chamada que podemos acabar por revelar os nossos dados pessoais e estamos em maus lençóis.

Quando fazemos a chamada tentam adquirir os dados da nossa conta bancária para supostamente verificarem os dados da compra e devolverem o dinheiro. Claro que não é muito normal pedirem dados como o código de segurança do cartão de crédito. No entanto, há várias pessoas que acabam por dar.

gmail nova ameaça

Acredite mesmo que há várias pessoas, infelizmente, a caírem nisto. A empresa de segurança Proofpoint revela que dez mil pessoas estão a ser alvo deste esquema todos os dias.

Mas os números são ainda mais assustadores. 60 milhões de pessoas já perderam dinheiro devido a estes esquemas de call center.

Mas há outro esquema semelhante a esta nova ameaça para o Gmail e não só que está a fazer bastantes vítimas. 

São emails que parecem chegar de grandes empresas como a Amazon ou o PayPal e afirmam que foi feita uma grande compra em nome da vítima.

gmail ameaça, gmail nova ameaça

A mensagem de email está tão bem feita que tem todas as ligações necessárias e utiliza todas as fontes e logos oficiais. O texto também surge sem erros.

Agora eventualmente deve estar a imaginar que o próximo passo é um link que nos leva para qualquer site onde temos de fazer um pagamento para resolver o problema. No entanto esse seria o método normal. O que realmente acontece é algo bem diferente disso. Assim surge uma mensagem que diz, se não fez esta compra, contacte-nos. Ora acontece que o contacte-nos vai estabelecer uma ligação telefónica.

A pessoa que atender do outro lado, embora se faça passar por um colaborador da assistência do PayPal ou da Amazon, na realidade não é nada disso. De facto, é alguém que vai tentar obter o máximo de dados sobre si. Quando falo no máximo de dados falo de nomes de utilizador, passwords e contas bancárias. E atenção que isto não é difícil.

A vítima pensa que usaram os seus dados e tem uma grande conta para pagar. Assim vai fazer de tudo para revolver a situação, fornecendo tudo aquilo que tenha ao alcance. Para além disso, o operador até pode dizer à vítima para instalar um software falso para verificar se existe alguma ameaça no computador e de modo a comprovar que não tem qualquer ligação com a compra.

Este novo ataque chama-se vishing e está a fazer muitas vítimas. De facto, isto já levou os especialistas da Kaspersky a lançarem um alerta.

O segredo do sucesso deste esquema está no número de telefone

Este é um tipo de ataque para o qual temos de estar muito preparados. É que neste momento está a resultar muito bem, sobretudo pelo facto de envolver uma chamada telefónica. Em muitos casos é utilizado um número fixo para dar ainda mais confiança.

Para assustarem as pessoas, normalmente as contas para pagar são altas. Alguém utiliza a nossa conta para pagar um Apple Watch ou um portátil para jogos. É que quanto mais alta for, mais dispostos estamos a pagar para resolver a situação.

O que devo fazer para não cair nestes esquemas

Há formas simples de verificar se estes emails que recebe são verdadeiros ou não.

A primeira coisa é verificar a sua conta. Se não houver transações suspeitas então não tem motivos para se assustar.

Não ligue também a ninguém. É estranho darem um número de contacto e ser essa a única forma de resolverem a situação.

Pode também entrar na conta do serviço em questão e verificar se aparece lá alguma transação.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também