Atenção! Tem de apagar já estas apps do seu smartphone Android!

Este aviso é sério e bastante importante. Há novas apps que estiveram a circular na Google Play Store e que representam um perigo enorme para quem as instalou e como tal tem de as apagar do seu smartphone Android. Tudo porque no interior está a conhecida ameaça Joker de que já falámos na Leak. Para além de roubar as nossas informações pessoais ainda nos inscreve em vários serviços premium.

Atenção! Tem de apagar estas apps do seu smartphone Android!

O Joker consegue-se infiltrar no nosso smartphone e fazer com que paguemos uma grande quantia de dinheiro em serviços no final do mês.

Imagem: AndroidPolice

De acordo com o tweet de uma investigadora da Kaspersky, Tatyana Shishkova, há sete novas aplicações com esta ameaça e o problema é que muitas pessoas já as instalaram. Entretanto elas já foram removidas da loja da Google mas agora tem de as tirar so smartphone.

Assim veja se tem alguma destas apps Android que tem de apagar:

  • Now QRcode Scan – Mais de 10,000 instalações
  • EmojiOne Keyboard – Mais de 50,000 instalações
  • Battery Charging Animations Battery Wallpaper – Mais de 1,000 instalações
  • Dazzling Keyboard – Mais de 10 instalações
  • Volume Booster Louder Sound Equalizer – Mais de 100 instalações
  • Super Hero-Effect – Mais de 5,000 instalações
  • Classic Emoji Keyboard – Mais de 5,000 instalações

Nesta altura as apps falsas e perigosas estão a fazer de tudo para entrarem nas lojas oficiais e assim patrocinarem esquemas criminosos. Para não cair em esquemas, é muito importante olhar sempre para a caixa de comentários. Em muitos casos, quando se tratam de apps falsas, as pessoas queixam-se que as instalaram e que elas não fazem nada. Ou então que encheram o smartphone de publicidade.

O Joker é a grande ameaça

De facto é uma das mais responsáveis por tantos estragos ao nível das apps e utiliza várias técnicas para o efeito. Assim desde alterações no código, carregamento de ameaças depois das apps estarem instaladas, tudo é possível. As mais recentes foram especialmente desenvolvidas para roubar mensagens SMS, listas de contactos, informações de dispositivos e ainda registam as vítimas em serviços de valor acrescentado.

Existem umas categorias de apps mais afetadas do que outras

De facto e olhando para o tipo de apps mais afetadas vemos que há cinco categorias mais atacadas. Talvez aquelas que geram mais downloads e como tal tornam-se mais interessantes.

Entretanto temos apps relacionadas com saúde, fotografia, ferramentas, personalização e comunicações. Assim dentro destas as ferramentas são mesmo a categoria com mais ameaças. Isto porque as pessoas normalmente procuram muito por aplicações que possam resolver problemas nos smartphones.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também